Conteúdo da Notícia

Comissão analisa propostas de instituições para organizar concurso de cartórios

Comissão analisa propostas de instituições para organizar concurso de cartórios

Ouvir: Comissão analisa propostas de instituições para organizar concurso de cartórios

A Comissão Examinadora do concurso destinado ao preenchimento de vagas nos cartórios do Estado reuniu-se, nesta quarta-feira (22/09), no Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), com o objetivo de traçar estratégias para a realização do certame.
De acordo com a desembargadora Sérgia Maria Mendonça Miranda, presidente da comissão, as propostas estão sendo analisadas. ?Consultamos diversas instituições e estamos, no momento, estudando a melhor opção. A nossa intenção é anunciar a organizadora escolhida até esta sexta-feira (24/09)?, afirmou.
O edital do processo seletivo, ainda segundo a desembargadora Sérgia Miranda, deve ser lançado até o fim deste ano. ?Iremos formular uma lista definitiva com todos os cartórios vagos no Ceará para, a partir daí, serem deflagrados os prazos do concurso?, ressaltou.
Relatório divulgado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em julho deste ano, apontou a vacância de 270 serventias extrajudiciais no Estado, mas, de acordo com a presidente da comissão examinadora, serão oferecidas mais vagas, para os cargos de tabelião, escrivão e cartorário de notas. ?Vamos oferecer um número maior de vagas porque a seleção englobará também os cartórios que haviam sido criados, mas ainda não foram instalados no Ceará?.
Para Sérgia Miranda, o processo seletivo é importante porque irá prover todos os cartórios vagos e também aqueles irregularmente preenchidos no Estado. ?Além disso, será uma boa oportunidade para que profissionais aptos passem a ter acesso a essas atividades?, explicou.