Conteúdo da Notícia

Começam nesta segunda-feira as entrevistas da seleção de voluntários do TJCE

Começam nesta segunda-feira as entrevistas da seleção de voluntários do TJCE

Ouvir: Começam nesta segunda-feira as entrevistas da seleção de voluntários do TJCE

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) inicia, nesta segunda-feira (03/12), as entrevistas do processo seletivo para o Programa de Serviço Voluntário do Poder Judiciário do Ceará, destinado à capacitação técnico-profissional de nível superior. Os locais, as datas e os horários com os nomes dos respectivos candidatos constam no Edital nº 218/2018, publicado no Diário da Justiça dessa sexta-feira (30/11).
Os entrevistados deverão comparecer aos locais munidos de documento de identificação com foto e currículo profissional. As entrevistas ocorrerão por ordem de chegada. A ausência injustificada eliminará o candidato.
Os voluntários entrevistados são das áreas de Direito, Psicologia e Serviço Social, totalizando 62, sendo 54 para a Capital e oito para o Interior. O processo seletivo é supervisionado pela Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) do Tribunal, e ocorre em duas etapas classificatórias: análise curricular e de títulos e entrevista. A validade do processo seletivo será de um ano, a contar da data de publicação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Presidência do Tribunal de Justiça.
Eles atuarão em unidades de apoio direto à atividade judicante, unidades judiciárias de 1º e 2º Graus e Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs), da Capital e Interior.
Ao voluntário será assegurado o fornecimento de certificado das atividades realizadas, emitido pela SGP do Tribunal. O documento poderá valer como critério de pontuação em concursos realizados no âmbito do Poder Judiciário do Ceará.
A iniciativa leva em consideração a Recomendação nº 26/2009 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), relativa ao desenvolvimento da “rede voluntariado” para o oferecimento de capacitação profissional. Também leva em conta a necessidade de regulamentar o recrutamento, a seleção e a atuação de pessoas que querem prestar serviço voluntário no Judiciário cearense.
O QUE É VOLUNTARIADO
Voluntariado significa participação espontânea, originada da consciência da responsabilidade social e da solidariedade, com o propósito de contribuir para ajudar pessoas em dificuldade, amenizar problemas sociais e melhorar a qualidade de vida da comunidade. No TJCE, os voluntários selecionados estarão submetidos ao Código de Ética e ao Regulamento Disciplinar dos Servidores do Judiciário.