Conteúdo da Notícia

Começa nesta sexta-feira Seminário “Diálogos Científicos e Jurimetria” com palestra “Pesquisa Empírica para Atuação Judicial”

Ouvir: Começa nesta sexta-feira Seminário “Diálogos Científicos e Jurimetria” com palestra “Pesquisa Empírica para Atuação Judicial”

Operadores do Direito e o público geral têm a oportunidade de acompanhar a intensa programação de atividades que a Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec) vem promovendo mesmo durante a pandemia. Nesta sexta-feira (23/04), a partir das 10h, terá início o I Seminário “Diálogos Científicos e Jurimetria”, com a palestra “Pesquisa Empírica para Atuação Judicial”. O evento, que será transmitido ao vivo no Canal Esmec TJCE no Youtube, será ministrado pela magistrada Fabiana Alves Rodrigues.

Importante ressaltar que para magistrados e servidores que tenham interesse no certificado com o reconhecimento da Enfam, o evento será transmitido via o sistema Cisco Webex. Para esse fim, é necessária a inscrição prévia através do formulário eletrônico até as 16h do dia 22 de abril. O link de acesso ao sistema será enviado com antecedência por e-mail. Na hora do evento, também será disponibilizado um link para registro de frequência no bate-papo.

Já o público em geral que deseja obter certificado basta registrar frequência no link disponível na descrição do vídeo.

O evento tem carga horária de 1h/a e é reconhecido pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados, cuja Resolução n. 11 de 18 de dezembro de 2020 afirma que para fins de promoção, o magistrado poderá agora realizar até 12 horas-aula, das 40 horas-aula anuais exigidas, participando de eventos diversos dos já tradicionais cursos oficiais, tais como seminários, congressos, palestras, conferências e jornadas.

SOBRE A PALESTRANTE
Fabiana Alves Rodrigues: Mestra e doutoranda em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Possui graduação em Direito pela USP e em Ciências Econômicas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e pós-graduação em História da Arte pela Fundação Álvares Penteado. Juíza federal substituta, com exercício atual na 10ª Vara Criminal de São Paulo – especializada em crimes financeiros e lavagem de ativos. Formação em Interviewing and Multi-Methods Research, Metodologia da Pesquisa Empírica Aplicada à Justiça Federal e Extensão universitária em Direito Penal Econômico Europeu (IBCCRIM). Pesquisadora das linhas de Pesquisa Controle da corrupção política e instituições de justiça. Pesquisadora do JUDE – Grupo de Pesquisa Judiciário e Democracia. Pesquisadora dos Projetos Crime Corporativo e Corrupção Sistêmica no Brasil e Controle Criminal da Corrupção Política. Tem experiência na área de instituições da rede de accountability, com foco na área criminal.