Conteúdo da Notícia

Com foco na modernização, TJCE prepara seminário voltado para inovação, eficiência e sustentabilidade

Publicado em: 09-07-2020

Inovação tem sido o principal foco do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) nos últimos anos. O Judiciário estadual vem investindo em serviços mais modernos, com a realização de telaudiências e trabalhando com processos eletrônicos e automatizados. Essa transformação para a era digital tem possibilitado ao TJCE o aumento da produtividade, com a classificação de 10º Tribunal mais produtivo do País durante a pandemia, segundo dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e a garantia de respostas mais céleres à sociedade. Por isso, no próximo dia 17 de julho, o verbo inovar será a palavra-chave do Seminário “Inovação. Eficiência. Sustentabilidade”, promovido pela Corte cearense, é tema do TJCE em Podcast desta quinta-feira (09/07).

À frente dos trabalhos, o chefe do Judiciário cearense, desembargador Washington Araújo, destaca que o seminário será uma preparação para implantação do Laboratório de Inovação, mais uma iniciativa do plano de modernização do TJCE. “O laboratório é de extrema importância para o desenvolvimento de soluções necessárias para um constante aprimoramento da Gestão Pública. É um espaço onde todos, magistrados, servidores e demais atores do Sistema de Justiça, podem discutir os problemas, desenvolvendo ideias e soluções, com a utilização das metodologias empregadas pelo mais moderno conceito de gestão, além de ferramentas típicas do conceito de inovação”.

O desembargador pontua que o Judiciário quer trabalhar com “inovação, criatividade e colaboração, num ambiente de novas ideias e soluções tecnológicas, o que turbinará o desenvolvimento do Tribunal de Justiça do Ceará”.

Também convidado do programa, o coordenador geral da Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec), juiz Ângelo Vettorazzi, enfatiza que “inovar é essencial para que o Poder Judiciário tenha legitimidade social. É muito importante e seguramente é uma característica do ser humano e nós precisamos garantir que os nossos serviços estejam sempre em consonância com as novas exigências da sociedade, fazendo com que todos nós, juízes e servidores, possamos, em conjunto ou isoladamente, repensar as nossas práticas e somados, possamos instaurar uma cultura de inovação no Tribunal de Justiça do Ceará”.

Para o magistrado, a “transformação digital está avançada em praticamente todos os segmentos da Justiça estadual. Os números do CNJ mostram muito bem isso. Portanto, essa ideia o Poder Judiciário abraçou já há algum tempo, de transformar e de se transformar digitalmente”.

O TJCE em Podcast lança uma nova edição todas as quintas-feiras e pode ser acessado pelo aplicativo Google Podcasts ou pelo Spotify.

O SEMINÁRIO
O Seminário “Inovação. Eficiência. Sustentabilidade” será aberto às 14h, no dia 17 de julho, pelo chefe do Judiciário cearense, desembargador Washington Araújo, com transmissão ao vivo no canal do TJCE no YouTube. O evento terá a participação do conselheiro Rubens de Mendonça Canuto Neto, presidente da Comissão Permanente de Tecnologia da Informação e Inovação do CNJ. Confira abaixo a programação completa.

Leia mais sobre o Seminário “Inovação. Eficiência. Sustentabilidade”.