Conteúdo da Notícia

Chapa “Magistratura Valorizada” venceu eleições da ACM

Ouvir: Chapa “Magistratura Valorizada” venceu eleições da ACM

14.12.2009
Com uma diferença de 35 votos, a chapa ?Magistratura Valorizada?, comandada pelo juiz da 3ª Vara de Sobral, Marcelo Roseno de Oliveira, venceu a chapa ?Associação em Ação?, encabeçada pela juíza Auxiliar de Fortaleza, Ana Cleyde Viana de Souza, na eleição para o biênio 2010-2011 dos Conselhos Executivo e Fiscal da Associação Cearense de Magistrados.
A eleição ocorreu, de 8 às17hs, desta sexta-feira (11 de dezembro), no Clube dos Magistrados. Dos 504 magistrados aptos a votar, foram computados 364 votos, sendo um total de 196 para a chapa ?Magistratura Valorizada? (161 na urna e 35 votos por carta) e 161 votos (130 na urna e 31 votos por carta) para a ?Associação em Ação?. Houve ainda 5 votos nulos e 2 em branco .
Todo o pleito foi acompanhado pela chefe do Cartório da 82a. Zona Eleitoral e pela Comissão Eleitoral composta pelos juízes: Jucid Peixoto do Amaral (Presidente), Valdsen da Silva Alves Pereira e Carlos Rodrigues Feitosa.
Durante o pleito, a juíza Ana Clayde declarou: ?Esse é o momento de congraçamento dos magistrados, além de ser a única oportunidade de escolhermos os representantes de nossa classe já que não votamos para presidente do Tribunal de Justiça. Eu entendo que devemos ter uma associação forte, que saiba dialogar e criar mecanismos para que os colegas possam participar, respondendo a todas as reivindicações dos associados e da sociedade. É algo fundamental para que possamos ter uma identidade institucional . Por isso, o exercício do voto é tão importante?.
Marcelo Roseno também destacou a importância da eleição: ?A eleição acaba representando um momento de congraçamento, mas, sobretudo, de participação. É isto que a gente espera que seja mais constante no sentido de construir um associativismo mais forte. O contexto que a magistratura vive hoje exige isso: um corpo de magistrados forte e unido para reconhecer que nós precisamos avançar e, fundamentalmente, nos comunicar melhor com a sociedade para mostrar tudo de positivo que tem sido feito. Acho que as duas chapas compreendem bem isso. Independente do resultado, todos percebemos que devemos nos unir contra os ataques que sofremos?.
Sobre vitória, Roseno declarou: ?Esta é uma hora de alegria. A coroação de um esforço antigo para a valorização da magistratura. A gente entende o resultado da eleição como uma resposta positiva dos magistrados ao trabalho que a Associação vem desenvolvendo. Este ano foi de muitas conquistas. No entanto, sabemos que ainda há muito a fazer. Nosso objetivo maior é trabalhar pelos interesses da classe, mas também voltar nosso olhar para questões de relevância social.
A posse dos Conselhos Executivo e Fiscal da ACM para o biênio 2010-2011 está prevista para o dia 29 de janeiro de 2010.