Conteúdo da Notícia

Cesar Asfor Rocha toma posse na Academia Brasileira de Letras Jurídicas

Ouvir: Cesar Asfor Rocha toma posse na Academia Brasileira de Letras Jurídicas

16.08.2010
Por: Luciano Augusto
O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Cesar Asfor Rocha, assume nesta segunda-feira (16) a cadeira 23 da Academia Brasileira de Letras Jurídicas (ABLJ).
O novo acadêmico substitui a professora Lúcia Valle de Figueiredo, cadeira cujo patrono é o comercialista e professor Waldemar Ferreira.
A posse ocorre às 17h, no Auditório do Instituto dos Advogados Brasileiros, no centro do Rio de Janeiro (RJ).
Cesar Rocha já era membro honorário e foi eleito acadêmico em 6 de julho. Esta é a segunda academia de letras que o ministro integra.
Em agosto de 2008, ele tomou posse na cadeira 22 da Academia Cearense de Letras (ACL), a mais antiga academia de letras do país, fundada em 1894, três anos antes da Academia Brasileira de Letras (ABL), e que tem José de Alencar como um de seus patronos. Nessa solenidade, o ministro será saudado pelo Prof. Dr. Roberto Rosas, em nome do Colégio Acadêmico.
São de autoria do ministro as obras jurídicas ?Cartas a um Jovem Juiz ? Cada Processo Hospeda uma Vida?, Rio de Janeiro, Editora Elsevier ? Campus (2009); ?A Luta pela Efetividade da Jurisdição?, da Editora Revista dos Tribunais (2007); ?Clóvis Beviláqua em Outras Palavras?, da Edições UFC (2007); e ?Clóvis Beviláqua?, da Fundação Demócrito Rocha (2001). O magistrado é ainda coautor dos livros ?Direito e Medicina ? Aspectos Jurídicos da Medicina?, da Editora Del Rey (2000); ?O Novo Código Civil ? Estudo em Homenagem ao Professor Miguel Reale?, da Editora LTr (2003); e, o mais recente, ?Comentários à Nova Lei do Mandado de Segurança?, Editora Revista dos Tribunais, lançado este ano. Além da autoria e coautoria nas seis obras jurídicas, Cesar Rocha também é autor de prefácios de vários livros na área do Direito e de trabalhos doutrinários.