Conteúdo da Notícia

Cesar Asfor é homenageado

Ouvir: Cesar Asfor é homenageado

23.10.2009 Cidade
Na noite de ontem, o ministro Cesar Asfor Rocha, presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), foi homenageado com a Medalha do Mérito Levi Carneiro e lançou o livro “Cartas a um jovem juiz – cada processo hospeda uma vida”. A solenidade foi realizada no Teatro Celina Queiroz, durante o XXXIX Encontro do Colégio Brasileiro de Faculdades de Direito, evento que faz parte da programação do Mundo Unifor. O evento contou com a presença de figuras exponenciais do universo jurídico do Ceará e do Brasil.
Perante a mesa composta pela vice-presidente da Fundação Edson Queiroz, Dona Yolanda Queiroz, ladeada pelo reitor em exercício da Universidade de Fortaleza (Unifor), Roberto Ney Ciarlini, e pelo diretor do Centro de Ciências Jurídicas da Unifor, professor Francisco Otávio de Miranda Bezerra, Cesar Asfor disse que a homenagem recebida ontem o emocionou de maneira especial.
“Na presença de tantos nomes importantes do mundo jurídico, fico mais honrado por receber esta medalha no Ceará, minha terra, e na Unifor, instituição que exalta o valor da Justiça. Tudo conspira para que esta data fique marcada no meu coração”, disse o ministro.
Também compuseram a mesa do evento o presidente do Colégio Brasileiro de Faculdades de Direito, professor Álvaro Iglesias; o presidente do Instituto Brasileiro de Pesquisas Jurídicas, Aurélio Wander Bastos; o presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Ernani Barreira; e os ministros do STJ, Napoleão Nunes Maia Filho e Massami Uyeda.
Para o reitor em exercício da Unifor, sediar o encontro é uma forma de abrilhantar o Mundo Unifor. “Somamos esta noite com atividades que engrandecem nosso evento. Além do encontro, a homenagem e o lançamento do livro do ministro Asfor Rocha só agregam valor ao Mundo Unifor”.
Na opinião do professor Otávio Miranda, o Encontro do Colégio Brasileiro de Faculdades de Direito demonstrou o prestígio e o reconhecimento nacional do curso de Direito e do CCJ. “Um evento dessa magnitude mostra a importância da Fundação Edson Queiroz e da Unifor”. O presidente do TJCE atribuiu a visibilidade da Justiça Cearense à nova postura de seus intelectuais e líderes. “Estamos contribuindo para a formação concreta da nova organização jurídica e jurisdicional brasileira, com base no aprimoramento de todas as fontes de Direito”.
Álvaro Iglesias e Aurélio Wander Bastos entregaram a Medalha do Mérito Levi Carneiro ao ministro presidente do STJ, enaltecendo sua “profunda sensibilidade humana e sua percepção acima do normal das necessidades do País. Asfor Rocha renovou a ideia de que vale a pena investir no aperfeiçoamento do ensino jurídico”.
Autógrafos
Após os agradecimentos do ministro, o juiz Durval Aires Filho fez a apresentação do livro. “A leitura da obra mostra a percepção privilegiada que o presidente do STJ tem da Justiça. Ele defende que ela esteja sempre aberta ao público. Vale destacarmos a frase: “Quanto mais o judiciário for conhecido, mais será compreendido e menos criticado”, ressaltou o magistrado.
Na sequência, uma grande fila foi formada no Teatro Celina Queiroz. Todos com um exemplar do livro nas mãos aguardavam os cumprimentos e o autógrafo do ministro Cesar Asfor Rocha.
ATÉ AMANHÃ
Tecnologias desenvolvidas por alunos são expostas
Um carro projetado e construído pelos próprios alunos; tijolos e caixas para medidores de energia fabricados com fibra de coco; placas isoladoras térmicas produzidas a partir do líquido da castanha de caju (LCC); protótipos de automação; e uma casa construída com plástico reciclado. Essas são algumas das tecnologias expostas numa das tendas do Mundo Unifor 2009.
As ideias apresentadas são resultado de projetos de pesquisas desenvolvidos por alunos da Universidade de Fortaleza. Antenados com o desenvolvimento da sociedade, os alunos esperam, em breve, ver essas tecnologias aplicadas em benefícios para a população.
Alunos da Engenharia de Controle e Automação, por exemplo, expuseram quatro projetos. Dois deles relacionados ao uso de fibra de coco na fabricação de tijolos e de caixas para medidores de energia. Misturando resina com palha de coco, os alunos criaram um tijolo ecológico. Para baratear o custo, desenvolveram uma caixa para medidor de energia que mistura plástico a fibra de coco.