Conteúdo da Notícia

Cearenses recebem título de cidadania

Ouvir: Cearenses recebem título de cidadania

19.11.2009 Nacional
A honraria é concedida pela Câmara Distrital a pessoas que mais se destacaram em prol do Distrito Federal
Brasília. A comunidade cearense de Brasília foi homenageada na noite de ontem quando a Câmara Legislativa do Distrito Federal conferiu a dois cearenses o título de Cidadão Honorário de Brasília. Os agraciados foram o jornalista e presidente da Casa do Ceará, Fernando César Mesquita e o advogado, ex-juiz e empresário Geraldo Aguiar de Vasconcelos.
Para completar a festa, o plenário da Câmara Legislativa foi transferido para a Casa do Ceará, onde ocorreu a Sessão Solene da Casa, onde as homenagens foram prestadas.
Entre as autoridades presentes se destacaram presidente nacional do PPS, deputado Roberto Freire (PE),o vice-governador do Distrito Federal, Paulo Octávio, o deputado distrital Chico Leite (PT-DF) e o ex-arcebispo de Brasília, D. José Freire Falcão, e o presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro César Asfor Rocha.
Um dos jornalistas mais influentes da Capital, já tendo sido porta-voz da Presidência da República, do Senado e governador indicado do então território de Fernando de Noronha, o jornalista Fernando César Mesquita afirmou que sua indicação como Cidadão Honorário “foi uma homenagem a todos os cearenses que migraram para Brasília e fizeram a história desta Cidade”.
O jornalista mora em Brasília há 46 anos e afirmou ser “uma honra muito grande receber este título. A homenagem foi proposta pelo deputado Rôney Nemer (PMDB).
A iniciativa de conceder o título a José Geraldo Vasconcelos partiu do deputado licenciado Alírio Neto e a sessão foi solicitada pelo deputado Cláudio Abrantes (PPS). Com 50 anos de Brasília, Geraldo afirmou que ontem foi um dia duplamente especial para ele, porque além de receber mais um título de cidadão honorário – já conta com esta honraria e com medalhas de honra ao mérito em cidades do Rio de Janeiro, Goiás e Minas Gerais, – o ex-juiz comemorou seu aniversário.
Natural de Tianguá Geraldo Vasconcelos comemorou com seus cinco filhos, 12 netos e três bisnetos. “Este título representa muito para mim. Mostra que fui um dos pioneiros de primeiras horas da Capital Federal. São 50 anos vividos aqui”, afirmou o empresário que hoje se dedica à sua construtora e a imobiliária, duas das maiores empresas do setor no em Brasília.
Com o título, que é concedido às pessoas que mais se destacaram em prol do Distrito Federal, Fernando e Geraldo se juntam a figuras internacionais, como o presidente de Israel, Shimon Peres e o ao presidente da Palestina, Mahmoud Abbas.
ANE FURTADO – SUCURSAL