Conteúdo da Notícia

Ceará encerra Semana da Conciliação com resultado parcial de mais de 4 mil acordos

Ceará encerra Semana da Conciliação com resultado parcial de mais de 4 mil acordos

Ouvir: Ceará encerra Semana da Conciliação com resultado parcial de mais de 4 mil acordos

O Poder Judiciário do Ceará encerrou, nesta sexta-feira (25/11), os trabalhos da Semana Nacional da Conciliação com 4.123 acordos, em audiências realizadas na Capital e Interior. O número é referente até as 17h30 de hoje, contudo, a quantidade final será maior, pois as unidades que participaram da mobilização têm até 5 de dezembro para atualizarem os dados.
A iniciativa contou com a participação das Varas Cíveis, de Família e Juizados Especiais Cíveis e Criminais de todo o Estado. A solenidade de encerramento ocorreu no Fórum Clóvis Beviláqua, na tarde desta sexta (27). Na ocasião, a juíza Natália Almino Gondim, coordenadora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) do Fórum, lembrou que as conciliações também ocorrem ao longo de todo o ano. A magistrada destacou que as partes “poderão sempre solicitar a realização de audiências para uma solução pacífica de seus conflitos”.
A juíza Jovina d’Avila, coordenadora adjunta do Cejusc, afirmou que a Semana de Conciliação é muito importante para ajudar a “criar nos jurisdicionados a cultura de pacificação social”.
CONCILIAÇÃO NO 2º GRAU
Além das unidades de 1º Grau, a força-tarefa também contou com audiências realizadas na Central de Conciliação do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), no Cambeba.
O diretor do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), Márcio José Temóteo Horizonte Brasileiro, disse que os casos atendidos no Tribunal foram de processos que estão com recursos na Justiça de 2º Grau. Ele explicou que quando há sucesso na conciliação o processo segue para homologação do magistrado. Se for negativo, a ação volta ao trâmite normal.
O Núcleo é supervisionado pelo desembargador Francisco Gladyson Pontes e coordenado pelo juiz Carlos Henrique Oliveira.