Conteúdo da Notícia

Capacidade de julgar processos do TJCE é superior à quantidade de novas ações que ingressam na Justiça estadual

Ouvir: Capacidade de julgar processos do TJCE é superior à quantidade de novas ações que ingressam na Justiça estadual

Entre janeiro e agosto de 2023, o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) registrou 384.398 casos novos e julgou 406.619 processos, intensificando o desempenho e reduzindo assim o estoque de ações que tramitam nos fóruns cearenses. Na comparação com 2022, a média mensal de julgamentos cresceu 4,05%, subindo de 48.659 para 50.712.

Os números foram apresentados pelo Comitê Permanente de Apoio à Produtividade do Poder Judiciário ao presidente do TJCE, desembargador Abelardo Benevides Moraes, durante a quarta reunião de acompanhamento de desempenho deste ano, nesta quarta-feira (13/09), no Fórum Clóvis Beviláqua.

O presidente destacou que os bons resultados refletem escolhas administrativas acertadas, foco da gestão da atividade-fim do Judiciário e a melhoria das condições de trabalho nas unidades judiciais. A secretária de Planejamento e Gestão, Rafaela Lopes, apresentou os dados da produtividade das unidades de 1º e 2º Graus, incluindo os Juizados Especiais e as Turmas Recursais, esclarecendo que os números atendem a critérios e indicadores estabelecidos pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Participaram da reunião os juízes Marcelo Roseno e Ricardo Alexandre, auxiliares da Presidência do TJCE; o juiz Edson Feitosa, supervisor do Núcleo de Produtividade Remota (NPR); a juíza Ana Carolina Montenegro Cavalcanti, supervisora do Núcleo Permanente de Apoio às Comarcas do Interior (Nupaci); os secretários gerais das Áreas Administrativa e Judiciária, Sérgio Mendes e Nilsiton Aragão, respectivamente. Também estiveram presentes as servidoras Ticiana de Albuquerque Castelo Branco Mourão, diretora do Núcleo de Produtividade Remota (NPR), e Michelle Matos, diretora do Núcleo de Qualidade da Informação (NQI).

TjceTransparente