Conteúdo da Notícia

Audiências de conciliação na 1ª Vara de Família de Fortaleza obtêm 56,25% de acordos

Audiências de conciliação na 1ª Vara de Família de Fortaleza obtêm 56,25% de acordos

Ouvir: Audiências de conciliação na 1ª Vara de Família de Fortaleza obtêm 56,25% de acordos

A 1ª Vara de Família da Comarca de Fortaleza realizou, nesta segunda-feira (25/06), 32 audiências de conciliação envolvendo divórcio e alimentos. Dessas, 18 terminaram em acordo, o que representa índice de 56,25%.

As sessões, realizadas das 13h às 17h30, foram conduzidas pela juíza Maria Regina Oliveira Câmara, titular da unidade. Segundo a magistrada, a conciliação agiliza o processo e diminui o conflito. “A gente consegue pelo menos amenizar as mágoas porque a relação familiar vem à Justiça com uma carga de ressentimento”.

Um dos casos resolvidos foi o de I.A., de 24 anos. Ela conseguiu oficializar o divórcio, ficar com a guarda do filho, de seis anos, e receberá pensão no valor de R$ 510,00. Para o ex-marido, B.L., o acordo foi satisfatório. “Além de ter sido muito rápido e prático, saio daqui com todas as questões pendentes resolvidas. Posso ainda ver o meu filho quando quiser”.

Os trabalhos contaram com a participação de três conciliadores supervisionados pela juíza: a defensora pública Jacqueline Torres Martins Teixeira e os servidores Carlos Maurício Aguiar Lopes e Francisco Régis Alves Crisóstomo.

SEMANA DE CONCILIAÇÃO

Nos dias 11, 13, 15 e 20 deste mês, a 1ª Vara de Família realizou 95 audiências. A iniciativa fez parte de uma “Semana de Conciliação” que se repetirá mensalmente. O objetivo é cumprir a Meta 3 de 2011, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que consiste em julgar quantidade igual a de processos de conhecimento distribuídos no ano passado e parcela do estoque, com acompanhamento mensal.