Conteúdo da Notícia

Audiências das Varas Criminais serão gravadas por meio do Sistema de Automação da Justiça

Audiências das Varas Criminais serão gravadas por meio do Sistema de Automação da Justiça

Ouvir: Audiências das Varas Criminais serão gravadas por meio do Sistema de Automação da Justiça

A 13ª Vara Criminal do Fórum Clóvis Beviláqua realizou, nesta terça-feira (31/07), a primeira audiência gravada, em áudio e vídeo, por meio do Sistema de Automação da Justiça (SAJ). Todas as 18 Varas Criminais utilizarão a mesma ferramenta.

A juíza Adriana da Cruz Dantas, que está respondendo pela 13ª Vara, explicou que, com o novo modelo, as gravações serão integradas ao processo eletrônico, ocasionando ganhos de tempo e redução de custos. “Vamos abolir os custos com a aquisição de CDs e DVDS, assim como o tempo utilizado para gravar e juntar o material aos autos”.

A magistrada disse que o SAJ permite inserir marcadores nos trechos mais relevantes dos depoimentos, facilitando o acesso às gravações. Carlos Olegário Cavalcante Pinheiro, integrante do Grupo de Trabalho de Sistemas de Gestão Processual de 1º Grau, informou que somente juízes e servidores das unidades poderão acessar os arquivos, evitando a exposição indevida das imagens e dos aúdios.

Ele explicou que, caso as partes tenham interesse, podem solicitar diretamente à Vara, por meio dos representantes jurídicos. Todas as solicitações ficarão registradas. Carlos Olegário afirmou também que o Sistema realiza back upautomático das imagens para evitar que os dados sejam perdidos.

Os servidores estão sendo treinados para utilizar a ferramenta. Até agora, juízes, diretores de Secretaria e demais funcionários da 11ª, 13ª, 14ª, 15ª, 16ª e 17ª Varas Criminais já foram capacitados. As demais unidades serão contempladas nos próximos dias. Todas já receberam câmeras portáteis.