Conteúdo da Notícia

Audiências chegam a 97% de acordos no primeiro dia do Mutirão de Divórcio

Audiências chegam a 97% de acordos no primeiro dia do Mutirão de Divórcio

Ouvir: Audiências chegam a 97% de acordos no primeiro dia do Mutirão de Divórcio

Teve início, nesta segunda-feira (13/09), o Mutirão de Divórcio realizado nas Varas da Família do Fórum Clóvis Beviláqua. Somente a 2ª Vara solucionou 97% das 40 audiências promovidas durante o dia. Nas ações em que houve acordo, foi feita a conversão para divórcio, já nas situações em que os casais desistiram do processo, as peças foram extintas. O resultado das outras unidades será divulgado nesta terça-feira.
Separados há dois anos, C.M.S. e S.F.C. regularizaram a situação em apenas 10 minutos. Os dois foram casados por 11 anos e têm uma filha de 14. Para S.F.C, o mais aguardado do processo era voltar a utilizar o nome de solteira. “Ainda somos amigos. Eu até brinco, dizendo que ele agora é apenas o pai da minha filha”, afirmou.
O titular da 13ª Vara da Família, juiz Auro Lemos Peixoto Silva, informou que, aproximadamente, 300 processos da referida unidade judiciária foram encaminhados ao Mutirão. “A Emenda nº 66 foi uma grande evolução para a Justiça pois, além de tornar os processos mais céleres, faz com que o divórcio seja feito na hora, sem que as partes aguardem de um a dois anos para entrar com a ação judicial”, destacou.
Na avaliação do titular da 2ª Vara de Família e coordenador do Grupo de Auxílio para Redução do Congestionamento de Processos Judiciais, juiz Francisco Bezerra Cavalcante, o Mutirão é importante para reduzir as ações que são ajuizadas nas unidades de Família. “No Fórum, tramitam 1.800 processos de separação. Se, em uma semana, dermos encaminhamento a todos eles, será um alívio para as varas”.