Conteúdo da Notícia

Audiência pública debate projeto de lei do TJCE que vai priorizar Justiça de 1º Grau

Audiência pública debate projeto de lei do TJCE que vai priorizar Justiça de 1º Grau

Ouvir: Audiência pública debate projeto de lei do TJCE que vai priorizar Justiça de 1º Grau

Uma audiência pública foi realizada nesta terça-feira (14/03), pela Comissão do Trabalho, da Administração e do Serviço Público da Assembleia Legislativa do Estado, com o objetivo de debater o projeto de lei encaminhado pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), que trata, entre outras medidas, da transferência de recursos destinados à remuneração de ocupantes de cargos do 2º para o 1º Grau de jurisdição.
De acordo com o juiz Luciano Lima, auxiliar da Presidência do TJCE, esse é o fator primordial do projeto, que atende determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio da Resolução nº 219/2016. “Priorizar o 1º Grau é priorizar a sociedade. E o projeto deixará o Judiciário mais ágil no seu funcionamento e, assim, prestará serviço de forma mais eficiente”, afirmou.
O presidente da Associação Cearense de Magistrados (ACM), juiz Ricardo Alexandre da Silva Costa, explicou que o projeto representa um incremento na prestação jurisdicional. “Com a aprovação, o juiz poderá dar resposta mais rápida para o cidadão”, disse.
O autor do requerimento, deputado Elmano Freitas, ressaltou a importância do debate sobre a matéria. “É essencial na democracia ter um espaço para que cada um coloque suas posições, com respeito”, ponderou. O deputado afirmou que a Comissão vai analisar a matéria, que deve ser votada nesta quinta-feira (16/03). Na ocasião, o juiz Washington Frota, titular da 2ª Vara da Comarca de Camocim, destacou que, assim que aprovada, a medida aumentará a produtividade da Unidade de forma considerável.
Estiveram presentes à audiência os deputados Odilon Aguiar, Renato Roseno e Evandro Leitão; o coordenador-geral do Sindjustiça, Roberto Eudes; o membro da Comissão dos aprovados do Concurso do TJCE de 2014, Adriano Fernandes da Cunha; o diretor do Sindojus, Mauro Xavier; e o corregedor da OAB-CE, Fábio Timbó.
O PROJETO
Utilizando os mesmos recursos para pagar 900 comissionados (que constam da atual estrutura), o TJCE passará a remunerar 1.217. Haverá a extinção de 81 cargos comissionados no 2º Grau; será refundada a estrutura de cargos de provimento em comissão, dando lugar a nova estrutura, com outras simbologias, nomenclaturas, remunerações e competências; e regulamentada a lei da Gratificação por Execução de Trabalho Relevante, Técnico ou Científico (GTR).
Essas medidas possibilitarão criar 398 cargos nas unidades judiciárias de 1º Grau, para o desempenho da atividade-fim, o que propiciará o aumento da produtividade, a redução do tempo de duração dos processos e um serviço de melhor qualidade à população de todo o Estado. Todas essas alterações ocorrerão sem qualquer aumento de despesa.
Vale lembrar que 50% de todos os cargos em comissão já são e continuarão a ser ocupados por servidores efetivos, o que decorre de uma lei em vigor desde 2010, e que esse percentual, que já é exigido de modo global (considerando o Poder Judiciário como um todo), será observado também de modo setorial (para o provimento de cargos de assessoria e assistência, tanto no TJCE como nas unidades de 1º Grau).
O projeto contemplará ganhos efetivos para a sociedade cearense, com incremento real de produtividade das unidades do 1º Grau. Também prioriza o reconhecimento do mérito dos servidores, na medida em que ampliará o número dos que ocuparão cargos de provimento em comissão, privilegiando a atividade-fim do Poder Judiciário. Além disso, a capacidade orçamentária para a convocação de aprovados em concursos não é alterada pelo projeto.