Conteúdo da Notícia

Atividades de conscientização marcam Dia Mundial do Meio Ambiente no Tribunal de Justiça

Atividades de conscientização marcam Dia Mundial do Meio Ambiente no Tribunal de Justiça

Ouvir: Atividades de conscientização marcam Dia Mundial do Meio Ambiente no Tribunal de Justiça

No Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta terça-feira (05/06), o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) realizou uma série de atividades culturais e de conscientização, em parceria com outras instituições. No início da manhã, equipe da Companhia de Água e Esgoto do Estado (Cagece) promoveu entrega de panfletos educativos e trouxe os bonecos “Pingo” e “Gota” para animar as crianças da Creche do Poder Judiciário.
Os alunos, com idades entre 2 e 5 anos, também assistiram à apresentação da banda de música da Polícia Militar e do Coral do Poder Judiciário, que interpretou a música “Planeta água”, de Guilherme Arantes. Houve ainda distribuição de mudas de plantas doadas pelo Horto Florestal e pela Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (UrbFor).
O supervisor do Núcleo Socioambiental do TJCE, desembargador Emanuel Leite Albuquerque, proferiu discurso sobre crimes ambientais e a importância de se conscientizar desde cedo as novas gerações. O magistrado falou sobre as ações que o Tribunal empreende em prol do meio ambiente como a preocupação com a economia de energia, água e papel, além do descarte periódico de material para reciclagem. “Visitamos os Juizados e o Fórum da Capital para ver as necessidades com relação a esse assunto e colher sugestões. Temos também a ideia de visitar comarcas mais distantes”, disse.
Em seguida, as crianças participaram de uma demonstração de reciclagem de lâmpadas e aprenderam que o descarte adequado evita que o mercúrio, metal prejudicial à saúde, entre em contato com a natureza.

A diretora da creche, Mônica Cruz, explica que o trabalho de conscientização também foi feito em sala de aula, por meio de pintura e outras formas de arte. “Temos tido um retorno muito positivo dos pais. Eles relatam a preocupação dos filhos para não deixar a torneira ligada na hora de escovar os dentes, por exemplo. A gente vê que tem muita efetividade essa sementinha que nós plantamos neles”, declarou.
Prestigiaram as atividades o presidente do TJCE, desembargador Gladyson Pontes, e os desembargadores Lincoln Araújo, Lisete Gadelha e Heráclito Vieira, além de juízes, secretários e servidores.
A programação prossegue na próxima sexta-feira (08/06), às 11h, com a palestra “Reuso da água”, no Auditório Dom Aloísio Lorscheider. No dia 20 de maio, haverá teatro de bonecos para as crianças da Creche do Judiciário, também em parceria com a Cagece.
Confira fotos da galeria aqui.