Conteúdo da Notícia

Atividades da Comissão de Adoção Internacional são tema do “Judiciário em Evidência”

Atividades da Comissão de Adoção Internacional são tema do “Judiciário em Evidência”

Ouvir: Atividades da Comissão de Adoção Internacional são tema do “Judiciário em Evidência”

O “Judiciário em Evidência” desta semana vai falar sobre as ações promovidas pela Comissão Estadual de Adoção Internacional (Cejai/CE). A entrevistada é a desembargadora Lisete Gadelha, presidente do órgão.
Além de ser responsável pelo procedimento de adoção internacional de crianças e adolescentes, a Cejai vem desenvolvendo atividades voltadas a jovens em situação de acolhimento. Entre elas está a promoção de eventos lúdicos como visitas ao cinema e teatro. O objetivo, segundo a magistrada, é promover a inclusão social e proporcionar cultura, lazer e cidadania. Cerca de 300 jovens, entre quatro e 18 anos incompletos, já foram beneficiados.
A entrevistada explica ainda que a Cejai tem buscado parcerias com os poderes públicos e empresários para qualificar e inserir jovens no mercado de trabalho. A ação é um dos pilares do projeto “Estreitando Laços”, que visa promover soluções para reduzir o tempo de acolhimento institucional infanto-juvenil.
O “Judiciário em Evidência” também mostra a solenidade de posse de Heráclito Vieira Neto no cargo de desembargador. O evento ocorreu no dia 27 de agosto, no Palácio da Justiça. O magistrado era titular do 1º Juizado Cível e Criminal de Fortaleza e foi eleito pelo critério de merecimento.
O programa traz ainda reportagem sobre a criação de 45 salas exclusivas para a realização de audiências. O objetivo dos novos espaços é proporcionar ambiente mais adequado, com maior conforto e sem interferências externas.
Outra matéria desta edição é a palestra sobre mediação de conflitos promovida pelo Tribunal de Justiça do Ceará. O evento ocorreu no dia 26 de agosto e discutiu os novos rumos do sistema de Justiça, com enfoque na mediação como forma de resolução de conflitos.
Confira ainda como foi a primeira reunião de trabalho da Câmara Nacional de Gestores de Precatórios, realizada no último dia 1º de setembro. A solenidade marcou a instalação da entidade, que tem o objetivo de aprimorar e padronizar o pagamento de precatórios. Na ocasião, o desembargador Luís Paulo Aliende Ribeiro, do Tribunal de Justiça de São Paulo, foi escolhido diretor técnico do novo órgão. O magistrado concedeu entrevista especial ao Judiciário em Evidência e falou sobre as medidas para agilizar o pagamento de precatórios.
O programa será exibido neste sábado (05/09), na TV Assembleia, às 18h30; no domingo (06/09) na TV O Povo, às 12h15; e na segunda-feira (07/09), na TV Fortaleza, às 14h30.
CANAIS
TV Assembleia – canal 30 aberto e Multiplay
TV O Povo – canais 48 aberto e 23 da Multiplay
TV Fortaleza – canais 6 da Multiplay e 61.4 digital aberto. Nessa emissora, as reprises ocorrem na quarta-feira (7h), quinta-feira (15h10) e no sábado (12h).
O programa também fica disponível nos sites www.tjce.jus.br e youtube.com.br/tjceimprensa.