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Atendimento eletrônico que agiliza serviços ao cidadão é assunto do TJCE em Podcast

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O Poder Judiciário do Ceará está apostando cada vez mais na tecnologia para garantir serviços mais céleres ao cidadão. Neste período de distanciamento social, por conta do coronavírus, o atendimento ao público encontra-se prioritariamente eletrônico. E para facilitar, a Justiça está disponibilizando Centrais de Atendimento Judicial, emissão de certidões online e aplicativo para consultas processuais. Os convidados do TJCE em Podcast desta quinta-feira (23/07), juíza Ana Cristina Esmeraldo, diretora do Fórum Clóvis Beviláqua, a gerente de Sistemas da Secretaria da Tecnologia da Informação do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), Mônica Nepomuceno, e o diretor estadual das Centrais de Atendimento Judicial, Nelson Nogueira, explicam como funciona cada um dos serviços.

“Neste período, realmente observamos aumento e um grande uso dos nossos serviços eletrônicos, que são prestados por meio do site do Tribunal de Justiça: www.tjce.jus.br. No site, quanto a certidões negativas, elas são emitidas por meio do sistema eletrônico de requerimento e emissão de certidões, o Sirese. Esse sistema disponibiliza certidões tanto de natureza cível, como criminal, do 1º e 2º Graus, e de acordo com o uso que a pessoa for fazer do documento que ela pretende emitir”, informa a juíza. Ela acrescenta que o sistema para a emissão de certidão é “bem simples e explicativo. Estão disponíveis também outras certidões online que são a Judicial Cível e Criminal, inscrição para registro de candidatura do TRE e a Certidão de Falência”.

Quanto ao aplicativo de consultas processuais, o objetivo é proporcionar ao cidadão um acesso mais fácil e rápido à Justiça. Mônica Nepomuceno informa que o sistema disponibiliza a funcionalidade de consulta aos processos judiciais que tramitam no 1º ou 2º Grau e abrange os sistemas processuais utilizados no âmbito do Poder Judiciário. “A consulta pode ser feita pelo número do processo ou pelo nome da parte. Entre as informações disponíveis, o cidadão pode visualizar a localização do processo, a situação e todas as movimentações pelos quais ele passou. Além disso, como forma de alcançar o maior público possível, o aplicativo foi desenvolvido para as duas plataformas utilizadas hoje, o Android e IOS”.

Nelson Nogueira vê este momento de distanciamento social como um divisor de águas e enfatiza a importância do serviço de atendimento à sociedade. “A pandemia nos faz diariamente pensar e repensar em caminhos ou soluções que sejam as mais úteis possíveis às pessoas, através das informações e dos esclarecimentos necessários. Nesse sentido, as centrais de atendimento vêm garantindo acesso a essas informações e a esses esclarecimentos, desde o início da quarentena. Dividimos os funcionários em equipes de atendimento remoto tanto aqui em Fortaleza, como na região do Cariri, por e-mail ou atendimento por WhatsApp”.

NOVIDADES DO PODCAST
A partir desta edição (30ª), o Podcast está com novidades. Agora, cada convidado sugere uma dica cultural de filme, livro ou série para os ouvintes. Também estamos com Quadro “Dicas”, em que toda semana é apresentada uma opção de aplicativo útil para os afazeres do dia a dia. O TJCE em Podcast lança uma nova edição todas as quintas-feiras e pode ser acessado pelo aplicativo Google Podcasts ou pelo Spotify.