Conteúdo da Notícia

Assistência Militar do TJCE reforça compromisso com campanha Novembro Azul

Ouvir: Assistência Militar do TJCE reforça compromisso com campanha Novembro Azul

A Assistência Militar do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) realizou nesta quarta-feira (29/11), a palestra “Saúde do homem – Câncer de próstata”, ministrada pelo médico urologista, Lucas Borges. O evento ocorreu na Escola Superior da Magistratura (Esmec) e contou com a participação de vários militares.

O palestrante ressaltou a importância da educação sobre saúde e a quebra do tabu entre os homens. “A educação sobre saúde passada de forma direta pode realmente salvar vidas. É uma grande satisfação ver que a população masculina tem quebrado esse paradigma, esse preconceito, esse tabu que é a realização do exame prostático. Ver os policiais e bombeiros fazendo perguntas, se interessando pelo tema, é bastante gratificante, pois o nosso principal objetivo aqui é educar e salvar vidas. E que, nas próximas gerações, isso se torne cada vez mais natural.”

O capitão da 3ª Companhia de Policiamento de Guarda, Werther Braga, destacou o que o preconceito impactou negativamente na sua família. “Eu digo que essa palestra é fundamental, em virtude de eu ter, na família, parentes com esse problema. Por preconceito, por machismo, como o médico falou, inclusive meu pai, né? Meu pai vai passar agora por uma cirurgia de próstata, justamente por conta desse preconceito. Ele veio fazer os exames a partir de 65 anos, quando já estava com sintomas.”

Satisfeito, o chefe da Assistência Militar do TJCE, tenente-coronel Álvaro Junior, disse que, para eles, trazer esse conhecimento aos colaboradores é sinônimo de saúde. “A Assistência Militar tem essa preocupação. Nosso maior número de colaboradores são homens, além disso as mulheres têm, como foi dito na palestra Maridos, Pais, Filhos. A faixa etária gira em torno de 40 a 45 anos, alguns até com mais de 50 anos. Dada a preocupação deste tipo de situação no homem, quanto mais precoce é o diagnóstico, maior as chances de tratamento.”

Ainda durante o encontro, os colaboradores tiveram a oportunidade de fazer doações destinadas à campanha Natal Solidário, uma iniciativa integrada ao Natal de Ação do TJCE. Os donativos arrecadados serão enviados à Casa do Menino Jesus, entidade filantrópica de apoio às crianças e adolescentes acometidos de câncer e outras patologias.

Agenda2030