Conteúdo da Notícia

Artigo Acadêmico de jornalista do TJCE e “Judiciário em Evidência” conquistam 1º e 2º lugares no Prêmio Nacional de Comunicação 2021

Ouvir: Artigo Acadêmico de jornalista do TJCE e “Judiciário em Evidência” conquistam 1º e 2º lugares no Prêmio Nacional de Comunicação 2021

Com o trabalho “Como o Judiciário se comunicou no início da pandemia: uma análise do Instagram de cinco Tribunais”, a jornalista Karine Wanessa, da Assessoria de Comunicação Social do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), conquistou o primeiro lugar na categoria Artigo Acadêmico na Edição 2021 do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça. Já o programa de TV “Judiciário em Evidência” ficou na segunda colocação, entre 25 trabalhos inscritos na categoria Mídia Audiovisual. Veja o vídeo.

O anúncio dos vencedores ocorreu na noite desta sexta-feira (22/10), encerrando a programação do 2º Seminário Online de Comunicação e Justiça, promovido pelo Fórum Nacional de Comunicação e Justiça (FNCJ), que reúne comunicadores do sistema judicial brasileiro.

“Estou muito feliz pela conquista da Assessoria de Comunicação, que tem realizado um trabalho hercúleo e ininterrupto, pois a equipe de jornalistas está sempre a postos, seja durante o dia ou à noite, na Capital ou no Interior, seja sábado, domingo ou feriados, com ou sem pandemia, esses valorosos profissionais da comunicação têm se empenhado para levar a informação do Judiciário à sociedade. Vocês têm o meu reconhecimento e a minha eterna gratidão”, afirmou a presidente da Corte, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira.

O artigo acadêmico foi elaborado em coautoria com a professora Sofia Gaio, docente da Universidade Fernando Pessoa (UFP). O objetivo central do trabalho é analisar como tribunais estaduais brasileiros se comunicaram com a sociedade nos primeiros meses da pandemia do novo coronavírus, usando as mídias sociais como principal estratégia de divulgação de informações.

“É uma honra ter um trabalho reconhecido por meio de uma premiação tão importante. Só tenho a agradecer e demonstrar gratidão a todos que, de alguma forma, contribuíram para esse caminhar acadêmico, que me permitiram superar qualquer dificuldade e me levaram a esse momento”, reconheceu a jornalista.

 

NOVAMENTE ENTRE OS MELHORES

O Judiciário em Evidência se manteve entre os melhores do país na categoria Programa de TV, transformada em Mídia Audiovisual, e repetiu neste ano a mesma colocação da edição do Prêmio em 2020, conquistando o segundo lugar.

O Judiciário em Evidência é um produto da Assessoria de Comunicação Social do Tribunal de Justiça do Ceará e faz parte da grade de quatro emissoras educativas. No Prêmio de 2020, a produção obteve o segundo lugar na categoria Programa de TV, transformada em Mídia Audiovisual neste ano.

“Temos procurado um modelo de comunicação simples e mais próximo da sociedade. O programa Judiciário em Evidência é a prova disso. É feito com linguagem acessível e procura destacar como o Poder Judiciário age em benefício do cidadão. Ter esse reconhecimento do Conbrascom muito nos alegra e, mais que isso, mostra que o Tribunal tem investido certo nessa área importantíssima que é a comunicação. Dedico esse prêmio a todos os que fazem o programa e agradeço à presidente do TJCE, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, por todo o apoio que tem dado à Ascom”, disse o chefe da Assessoria de Comunicação, Ilo Santiago Júnior.

Entre os finalistas desse segmento estavam projetos da Procuradoria-Geral da República (PGR), do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) e Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE/TO). O Prêmio, que tem 13 categorias, valoriza as melhores práticas de comunicação das instituições do sistema judicial em todo o país.

O FNCJ
O Fórum Nacional de Comunicação e Justiça tem como objetivos valorizar e difundir a comunicação pública; colaborar para o aperfeiçoamento de estratégias e atividades; estimular o debate e a troca de ideias; formar e capacitar gestores e servidores; reconhecer práticas que promovam ética, cidadania, transparência, efetividade e inovação no serviço público; e contribuir para a ampliação da conscientização sobre leis e direitos, bem como para o fortalecimento da democracia.