Conteúdo da Notícia

Após redução de casos da Covid-19 no Estado, Vara Única Criminal de Barbalha retoma sessão presencial do júri

Ouvir: Após redução de casos da Covid-19 no Estado, Vara Única Criminal de Barbalha retoma sessão presencial do júri

As unidades judiciárias do Interior do Estado estão retomando as sessões presenciais do Tribunal do Júri. Nesta terça-feira (16/11), a Vara Única Criminal de Barbalha realizou a primeira sessão, após quase dois anos sem júri presencial em decorrência da pandemia do novo coronavírus. A audiência ocorreu no auditório da Prefeitura de Barbalha e contou com a presença de representantes do Ministério Público e advogados, além do corpo de jurados.

Antes do início da sessão, conduzida pelo juiz titular Matheus Pereira Junior, todos os participantes foram orientados a usarem máscaras, álcool em gel e a manter o distanciamento permitido. A sessão julgou um caso de homicídio.

“Retomamos, com todos os cuidados, as atividades presenciais do júri. É uma felicidade para nós darmos reinício a esses trabalhos, que foram suspensos por causa da pandemia. Nossa expectativa agora é normalizar esses processos de crimes dolosos contra a vida”, disse o magistrado.

O Tribunal do Júri ou júri popular tem a finalidade de julgar crimes intencionais (dolosos), tentados ou consumados, contra a vida: assassinatos (homicídios e feminicídios, por exemplo), aborto ou participação em suicídio. O acusado é condenado pelos jurados (pessoas da comunidade).