Conteúdo da Notícia

Ampliação do Centro Judiciário de Solução de Conflitos é destaque no “Judiciário em Evidência”

Ampliação do Centro Judiciário de Solução de Conflitos é destaque no “Judiciário em Evidência”

Ouvir: Ampliação do Centro Judiciário de Solução de Conflitos é destaque no “Judiciário em Evidência”

O “Judiciário em Evidência” desta semana aborda a ampliação do Centro Judiciário de Solução de Conflitos (Cejusc) de Fortaleza, necessária com a chegada do novo Código de Processo Civil (CPC). Quem fala sobre o assunto é a juíza Natália Almino Gondim, coordenadora do Cejusc da Capital.
A magistrada afirma que já foram firmadas parcerias com a Defensoria Pública do Estado, com a Universidade de Fortaleza (Unifor) e a Faculdade Farias Brito, onde funcionarão anexos ao Cejusc, que fica no Fórum Clóvis Beviláqua. Ela explica que as pessoas deverão apresentar suas demandas para que seja promovida uma audiência de conciliação ou mediação.
Segundo a juíza, ainda não há data para o início das atividades. Primeiro serão realizadas capacitações para conciliadores e mediadores de acordo com a metodologia sugerida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Os cursos serão promovidos pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE).
Natália Gondim salienta que a medida vai contribuir com a pacificação social. “Por muito tempo se delegou ao Poder Judiciário a resolução de praticamente todos os conflitos porque as pessoas não sabem mais dialogar. Mas nem sempre a imposição de uma decisão é benéfica”, acrescenta.
A magistrada afirma que as decisões construídas trazem aprendizados para ambas as partes. “Na verdade a gente exercita a conciliação e a mediação diariamente. Uma vez aprendido, esse diálogo pode ser levado a muitas outras relações, tende a deixar sementes plantadas ao longo do tempo”, finaliza.
O programa também traz reportagem sobre curso gratuito de maquiagem profissional que está sendo promovido pela Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec). A capacitação é feita em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e está beneficiando 19 moradores da comunidade do Dendê, que fica no entorno da instituição.
Tem ainda reportagem sobre o encerramento do Ciclo de Palestras sobre o novo CPC. Magistrados, servidores e demais operadores do Direito participaram do evento, que reuniu mais de quatro mil pessoas em quarto edições. A última etapa ocorreu na Esmec e teve, entre os palestrantes, o ministro Raul Araújo Filho, do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
O programa será exibido neste sábado (02/04), às 18h30, na TV Assembleia; no domingo (03/04), às 12h15, na TV O Povo; e na segunda-feira (04/04), às 14h30, na TV Fortaleza.
CANAIS
TV Assembleia – canal 30 aberto e Multiplay
TV O Povo – canais 48 aberto e 23 da Multiplay
TV Fortaleza – canais 6 da Multiplay e 61.4 digital aberto. Nessa emissora, as reprises ocorrem na quarta-feira (7h), quinta-feira (15h10) e no sábado (12h).
O programa também fica disponível nos sites www.tjce.jus.br e youtube.com.br/tjceimprensa.