Conteúdo da Notícia

AMB realiza debate em Fortaleza

Ouvir: AMB realiza debate em Fortaleza

29.09.2010 Política
Os dois concorrentes à Presidência da entidade estão na cidade, em disputa pelo voto dos associados
A disputa pela presidência da Associação dos Magistrados do Brasil (AMB) chegou a Fortaleza. Será realizado hoje, às 19h, no Hotel Gran Marquise, um debate entre Gervásio Protásio, da chapa ?AMB Com Você? – apoiado pelo atual presidente da entidade, Mozart Valadares Pires, e Nelson Calandra, da chapa opositora ?Novos Rumos para AMB?.
Para Calandra, desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), a atual gestão da AMB estaria perdendo o ?foco? de suas atribuições, ?que deveria ser voltado para garantir e fortalecer os direitos dos magistrados?.
O opositor diz que hoje a AMB não defende esses direitos com ?intensidade?. ?A atual gestão está muito voltada para campanhas para mídia externa. O foco deve estar voltado para os juízes?, disse.
O desembargador afirma prezar muito os ?colegas da atual gestão, mas é preciso renovar. Levar a magistratura para um caminho mais democrático?. Ele disse que ?questões que hoje tramitam no Congresso (Nacional) são tratadas de forma menos intensa pela AMB?. Ele cita como exemplo, a aprovação da PEC 41 pelo Senado Federal, que fez ?os magistrados perderem a garantia da aposentadoria?.
Ele destacou como uma de suas prioridades o esforço para aprovar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 46, que restabelece a integralidade da aposentadoria e a liberdade e independência funcional dos magistrados.
Gervásio Protásio, presidente da Associação dos Magistrados do Maranhão, também diz que irá valorizar o magistrado, e que atuará em defesa das ?prerrogativas da magistratura?, mas ressalta que ?a sociedade precisa ser chamada para o debate?, por meio do parlamento.
Para Protásio, a maior diferença entre as duas candidaturas é de caráter ideológico. Ele diz que sua plataforma ?representa todos (os membros da AMB)? enquanto a do seu opositor representaria apenas ?um segmento?.
Protásio evita autocríticas à atual gestão, mas admite necessidade de mais aproximação entre a Associação e seus membros. ?O debate será uma oportunidade ímpar para delimitar as diferenças? entre as duas candidaturas, disse.
Campanha
Em Fortaleza, Calandra fez campanha na companhia da desembargadora do TJ-CE, Sérgia Miranda, e disse que, caso eleito, irá criar a Secretaria da Mulher Magistrada, que seria comandada por Sérgia Miranda. ?Pela primeira vez, em 60 anos, a AMB terá uma secretária, vamos valorizar as vozes femininas?.
Já Protásio recebeu o apoio do juiz Paulo Nogueira e do presidente da Associação dos Magistrados do Ceará, Marcelo Roseno.
A eleição, para o mandato de três anos na AMB será realizada no dia 26 de novembro, e a posse será no dia 16 de dezembro.
Bruno Cabral
brunocabral@opovo.com.br