Conteúdo da Notícia

Alunos de escolas públicas conhecem Tribunal de Justiça do Ceará

Alunos de escolas públicas conhecem Tribunal de Justiça do Ceará

Ouvir: Alunos de escolas públicas conhecem Tribunal de Justiça do Ceará

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) recebeu, nesta quarta-feira (05/12), a visita de 57 estudantes das redes estadual e municipal de ensino. A iniciativa faz parte do projeto “Justiça e Cidadania”, que tem o objetivo de aproximar sociedade e Judiciário.

À tarde, o programa beneficiou 28 alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Professor Jociê Caminha de Meneses, do bairro Bom Jardim, em Fortaleza. Eles conheceram a história da Justiça e a digitalização dos processos. Também assistiram à parte da sessão de julgamentos da 2ª Câmara Cível do TJCE, presidida pelo desembargador Ademar Mendes Bezerra, e à palestra sobre as funções do Judiciário.

Jardeson Sousa, do 2º ano, disse que esse momento significou uma quebra de barreiras, pois o Poder Judiciário está aberto à comunidade. O professor Paulo Arrais destacou a importância da iniciativa, que mostra os direitos e deveres das pessoas.

Pela manhã, foi a vez de 29 estudantes da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental São Francisco de Assis – Canindezinho. O grupo conheceu o Memorial do Poder Judiciário do Ceará, o Parque Gráfico e o Setor de Digitalização, além de assistirem a vídeo institucional. Os alunos também vestiram togas e ocuparam as cadeiras destinadas aos desembargadores, simulando uma sessão de julgamentos.

Segundo Renylson Sousa, de 13 anos, a visita permitiu aprender sobre as funções do Judiciário. “Descobri que existem o Juizado Móvel, o de Pequenas Causas e o de Violência Doméstica”.

De acordo com a diretora da Escola, Denise Pinheiro Silvestre, o projeto é relevante porque aproxima teoria e prática. “Seria excelente se sempre pudéssemos vivenciar in loco o que aprendemos por meio dos livros”.

PROJETO JUSTIÇA E CIDADANIA

O “Justiça e Cidadania” foi instituído por meio da Resolução nº 05/2011, do Órgão Especial do TJCE. O programa é coordenado pela Secretaria Especial de Planejamento e Gestão (Seplag) do Tribunal e conta com parceria da Assessoria de Cerimonial. A iniciativa está alinhada à Meta 4 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que prevê a implantação de projeto de esclarecimento ao público sobre as funções, atividades e órgãos do Judiciário.