Conteúdo da Notícia

Alunos de escola municipal visitam sede da Justiça do Ceará

Alunos de escola municipal visitam sede da Justiça do Ceará

Ouvir: Alunos de escola municipal visitam sede da Justiça do Ceará

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) recebeu, na manhã desta terça-feira (07/08), a visita de 25 alunos da 8ª e 9ª séries da Escola Municipal Joaquim Nogueira, localizada no bairro Antônio Bezerra, em Fortaleza. A iniciativa faz parte do projeto “Justiça e Cidadania”, coordenado pela Secretaria Especial de Planejamento e Gestão (Seplag) do TJCE, em parceria com a Assessoria de Cerimonial.

Os estudantes foram recebidos pela diretora do Departamento de Otimização Organizacional da Seplag, Clara Távora, e por Rafaela Magalhães Pinto, do Cerimonial. Eles conheceram os principais setores do Tribunal e demonstraram curiosidade, em especial sobre o Memorial do Poder Judiciário.

Durante a visita, Clara Távora explicou termos jurídicos até então desconhecidos para os jovens. Ela mostrou o funcionamento da 2ª Instância, além de falar sobre o papel dos magistrados.

Os alunos também estiveram no local onde é feita a digitalização de processos e assistiram a vídeo institucional sobre a Justiça do Ceará. O grupo teve, ainda, a oportunidade de acompanhar uma sessão da 7ª Câmara Cível, presidida pelo desembargador Ernani Barreira Porto. O magistrado deu as boas-vindas aos alunos e ressaltou a importância da democracia para a promoção da Justiça.

Aline Saboia, de 16 anos, quer ser juíza e acompanhou com atenção os julgamentos. Já Rodrigo Alves, de 12 anos, gostou de saber a história dos desembargadores no Memorial. Os estudantes vieram acompanhados pela pedagoga Sônia Cristina Souza, do “Programa Mais Educação”, do Ministério da Educação. Ela ressaltou a importância de o Judiciário promover visitas guiadas à classe estudantil. “É uma atividade extraclasse que contribui para o conhecimento”.

O “Justiça e Cidadania”, instituído por meio da Resolução nº 05/2011, do Órgão Especial do TJCE, tem a finalidade de estabelecer canal de comunicação entre o Judiciário cearense e a sociedade. A inciativa está alinhada à Meta 4 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que prevê, ao menos, a implantação de um projeto de esclarecimento ao público sobre as funções, atividades e órgãos do Judiciário.

Em 2011, a iniciativa contemplou 2.529 estudantes. Até junho deste ano, 1.654 alunos já foram beneficiados.