Conteúdo da Notícia

Alunos de escola estadual assistem à palestra “Mediação Familiar e Guarda Compartilhada”

Alunos de escola estadual assistem à palestra “Mediação Familiar e Guarda Compartilhada”

Ouvir: Alunos de escola estadual assistem à palestra “Mediação Familiar e Guarda Compartilhada”

Estudantes do 9º ano da Escola de Ensino Fundamental e Médio Luiza Távora Promorar, localizada no bairro Jardim das Oliveiras, em Fortaleza, assistiram, nesta sexta-feira (15/05), à palestra “Mediação Familiar e Guarda Compartilhada”. O palestrante foi o promotor de Justiça Edson de Sousa Landim, da 14ª Vara de Família.

Segundo ele, a separação aumenta a responsabilidade dos pais nas decisões sobre a vida dos filhos. “A guarda compartilhada é a ideal. Agora tem que haver muitas condições para que o juiz e promotor possam ter um laudo pericial de um psicólogo e assistente social indicando qual dos pais tem melhores condições. Lembrando que o interesse maior é o do menor, onde ele possa sentir-se mais confortável”, explicou.

Para a coordenadora da escola, Auxiliadora Vera, a iniciativa do Tribunal é muito relevante para orientação dos estudantes. “A conversa do promotor Edson Ladim com os estudantes surte muito efeito, pois eles ficam mais conhecedores da Lei ”, destacou.

Para o aluno Kcristopheer Daniel, do 1º ano, a palestra foi bastante esclarecedora e tirou todas as suas dúvidas. “Vindo palestrantes aqui, fica muito mais fácil o acesso à informação do Judiciário e suas leis”.

Ao final, foi realizada uma enquete para que os estudantes respondessem se eram a favor ou contra a guarda compartilhada. Na ocasião houve também a entrega para a escola do livro dos 140 anos do TJCE e da coleção do curso de extensão universitária “Cidadania Judiciária”, promovido pelo TJCE e Fundação Demócrito Rocha.

A ação fez parte do programa “Justiça e Cidadania”, do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), que foi criado em 2011 para aproximar o Judiciário da sociedade. As instituições de ensino interessadas em participar devem ligar para 85 – 3207.7044 ou 7052.