Conteúdo da Notícia

Advogada defende parceria com o TJCE para expandir a cultura da conciliação e mediação

Ouvir: Advogada defende parceria com o TJCE para expandir a cultura da conciliação e mediação

A advogada Suzyanne de Kássia Ventura Pessoa de Paula, presidente da Comissão Especial de Mediação, Conciliação e Arbitragem da Ordem dos Advogados do Brasil, Secção do Ceará (OAB-CE), terceira palestrante da XVI Semana Nacional de Conciliação, defendeu a parceria entre a OAB-CE e o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) para expandir a cultura da conciliação e mediação na solução dos conflitos.

“Estamos em um momento de transição, mas asseguro que a adesão é crescente entre os colegas advogados para fomentar a cultura da pacificação social. Tenho 27 anos de formada e na minha época se dizia que advogado bom é o que briga. No cenário atual não temos mais espaços para não conciliar. Hoje, estamos todos voltados para um fim único: conciliar. Temos parceria e um olhar conjunto com o Tribunal de Justiça do Ceará”, reconheceu.

Apesar da fase atual de transição, a palestrante afirma que “temos que atuar colaborativamente e dar o primeiro passo no sentido de fomentar a conciliação e mediação dos conflitos entre as partes. Posso assegurar que a Seccional da OAB do Ceará, assim como as Seccionais de todos os estados, está altamente engajada na aplicação da cultura da conciliação e mediação”.

Susyanne Pessoa de Paula informa ainda que a OAB-CE já trabalha ministrando cursos e palestras tanto na Capital como no interior do Estado, com o objetivo de difundir, cada vez mais, a cultura da conciliação. “Nossa entidade oferece cursos, palestras, blitze e treinamentos entre os colegas para essa nova realidade, que é a pacificação dos conflitos”.

Já Gúcio Carvalho, juiz coordenador do Centro Judiciário de Soluções de Conflitos (Cejusc) de Fortaleza, elogiou a palestra e afirmou que os advogados são “parceiros de primeira hora na busca da paz social e que nunca podem faltar na relação Justiça/advogado em busca da conciliação”.

MAIS OPÇÕES DE TRABALHO
A palestrante também acredita que a “mediação será uma porta a mais para o mercado de trabalho do advogado, que pode acompanhar seu cliente e prestar assistência quando este estiver em mediação e conciliação de seus conflitos. É mais uma abertura de mercado. Na mediação, a resolução do conflito é mais rápida e o advogado recebe seus honorários mais rapidamente. Sou entusiasta e apaixonada pela mediação”.

Ela defende que, nas causas de Família, o advogado tem que humanizar a prestação de seus serviços. “Somos a porta de entrada e devemos explicar aos nossos clientes o que é uma mediação. Temos que ser o elo entre as partes, às vezes rompido por conta do conflito. Facilitar o diálogo é a função do mediador. O importante é escutar o interesse do cliente”.

COMO PROCEDER
Qualquer pessoa poderá solicitar uma audiência em seu processo, por meio de petição protocolada no processo. O interessado deverá entrar em contato com a unidade onde tramita a ação por meio dos canais de atendimento disponíveis no Portal do TJCE.

Os processos para conciliação também podem ser solicitados por meio do formulário “Quero Conciliar“. As audiências ocorrerão conforme as recomendações vigentes no período do evento, seguindo o funcionamento do Poder Judiciário cearense em decorrência da pandemia da Covid-19 e o plano de retomada gradual das atividades presenciais.

Coordenada pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça do Ceará (Nupemec-TJCE), a XVI Edição da Semana Nacional da Conciliação teve início na última segunda-feira (08), com a programação de palestras diárias.

PROGRAMAÇÃO
Com uma palestra por dia, a partir das 10h, transmitidas pelo Youtube Oficial do TJCE e pela plataforma Microsoft Teams, a programação, prossegue nesta quinta-feira (11/11), com abordagem do tema “Projeto superendividados”, ministrado pela defensora pública e supervisora do Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon), Amélia Soares da Rocha, e pela professora Juliana Maria Borges Mamede, coordenadora do Curso de Direito da Universidade de Fortaleza (Unifor). Está confirmada a participação do juiz coordenador do Cejusc de Fortaleza, Gúcio Carvalho Coelho.

A programação se encerra na manhã desta sexta-feira (12/11), com a palestra sobre o tema “Inteligência Emocional para solução de conflitos”, tendo como expositor o juiz coordenador do Cejusc da Comarca de Maracanaú, Augusto Cézar de Luna Cordeiro Filho.