Conteúdo da Notícia

Acusado já responde a processos na Justiça

Ouvir: Acusado já responde a processos na Justiça

Ceará Pág. 10 21.08.2009
O POVO tentou contato ontem com o presidente da Fetraace, Francisco Eraque Roque. Os números de telefone da federação não atenderam durante a tarde de ontem. O celular de Eraque, número repassado pelos comerciantes dos municípios, estava desligado ou fora da área de cobertura. Na sede da Fetraace, no bairro da Parquelândia, em Fortaleza, não houve expediente ontem, contam os vizinhos. Ninguém apareceu por lá.
Francisco Eraque responde a uma ação penal na comarca de Itarema desde maio de 2006. A informação está no site da Justiça Estadual. Também consta contra ele um processo na Justiça Federal do Piauí desde janeiro de 2003. Está no site do órgão.
Na cidade de Mulungu, a Promotoria de Justiça já recebeu várias pessoas denunciando que não haviam recebido a casa que começaram a pagar. ?Surgiu o boato de que esse projeto não existia, de que esse presidente estaria arrecadando dinheiro para enganar as pessoas em vários municípios?, detalha a promotora Lucy Antoneli.
De acordo com ela, na cidade de São Luís do Curu, há uma denúncia formalizada contra Eraque Roque. ?Ele responde lá por estelionato. Em Itarema, é a mesma situação?, acrescenta a promotora. Lucy já notificou e intimou Eraque Roque e o presidente do Sintaf de Mulungu, Odorico Sampaio, a prestar esclarecimentos. Eraque confirmou à promotora que o projeto existe e que o repasse do dinheiro teria atrasado.
A promotora Lucy Antoneli solicitou a cópia do convênio, que comprove a existência do acordo com o Ministério das Cidades. Eraque não apresentou. Alegou que estava em Brasília (DF), conta ela. Mas ele prometeu levar. O prazo final para a entrega é na próxima segunda-feira.
Lucy também aguarda uma resposta do Governo Federal. ?Nós enviamos ofício para o Ministério das Cidades e para a Controladoria Geral da União com a solicitação – se existe convênio ou não. Preciso de uma resposta oficial?, cita.
Em Mulungu, uma das duas casas construídas está habitada. ?Eu pagava umas quantias aí. Deixava de comer pra pagar (o cadastro). Cansei de ficar com fome pra pagar?, conta a dona da casa. (DN)