Conteúdo da Notícia

Acusado de morte em Jaguaribara vai a julgamento pela 3ª Vara do Júri

Ouvir: Acusado de morte em Jaguaribara vai a julgamento pela 3ª Vara do Júri

A 3ª Vara do Júri do Fórum Clóvis Beviláqua levará a julgamento, nesta terça-feira (23/02), às 14h30, Gilney Calixto Pinheiro. O réu é acusado do assassinato de Lauro Lima de Sousa e da tentativa de matar o próprio irmão, Raimundo Barbosa da Silva. O processo tramitou na Comarca de Jaguaribara, porém foi desaforado para Fortaleza, por decisão do Tribunal de Justiça do Ceará.
O acusado, que atualmente está detido no Instituto Penal Paulo Sarasate (IPPS), poderá receber pena de 12 a 30 anos de prisão, em caso de condenação.
De acordo com o Ministério Público, o crime ocorreu no dia 8 de dezembro de 2001, no sítio Alagamar, município de Jaguaribara, distante 285 km de Fortaleza. Segundo a promotoria, o acusado estava na lanchonete de propriedade de sua mãe, por volta das 20h, quando Lauro Lima de Sousa entrou no local e começou a brincar com o filho do acusado de apenas cinco anos de idade.
Ainda segundo a denúncia, o pai teria ficado irritado com o fato de Lauro ter ?apalpado as nádegas da criança?. Naquele momento, Gilney passou a ameaçar a vítima. Temendo o pior, o irmão do agressor, Raimundo Barbosa da Silva, o repreendeu, pedindo para que se acalmasse.
Entretanto, Gilney sacou um revólver e atirou primeiro no irmão, mas errou o disparo. Enquanto os dois discutiam, Lauro saiu do local e dirigiu-se a empresa em que trabalhava. O acusado, então, foi em busca de Lauro e, quando o encontrou, atirou quatro vezes, causando-lhe a morte.
No plenário, a defesa do réu será patrocinada pelo advogado Fernando Pinheiro. A acusação fica a cargo do promotor Humberto Ibiapina. O Júri será presidido pelo juiz José de Castro Andrade, titular da 3ª Vara do Júri.