Conteúdo da Notícia

Acusado de homicídio em Jaguaribara é condenado a 15 anos de prisão

Acusado de homicídio em Jaguaribara é condenado a 15 anos de prisão

Ouvir: Acusado de homicídio em Jaguaribara é condenado a 15 anos de prisão

O Conselho de Sentença do 3º Tribunal do Júri do Fórum Clóvis Beviláqua condenou, em julgamento encerrado na noite da última terça-feira (23/02), o réu Gilney Calixto Pinheiro a 15 anos e dois meses de reclusão. Ele foi acusado da morte de Lauro Lima de Sousa e por tentativa de assassinato contra Raimundo Barbosa da Silva.
O crime ocorreu no dia 8 de dezembro de 2001, no sítio Alagamar, município de Jaguaribara, distante 285 km de Fortaleza. Segundo a promotoria, houve uma discussão entre o acusado e Lauro Lima de Sousa depois que este último, por brincadeira, apalpou as nádegas do filho do acusado de apenas 5 anos. O irmão de Gilney, Raimundo Barbosa, tentou intervir para evitar o conflito, mas acabou virando alvo. No episódio, o condenado atirou contra o próprio irmão, mas não o atingiu, e, na sequência, matou Lauro Lima.
Após os debates em plenário, os jurados resolveram pela condenação do acusado. A pena pelo assassinato de Lauro Lima foi de 14 anos de reclusão por homicídio qualificado por surpresa, reduzida em um ano pelo fato de o réu ter confessado o crime. O Júri rejeitou a qualificadora de motivo fútil alegada pelo Ministério Público.
Pela tentativa de homicídio, Gilney, que já estava recolhido ao IPPS, foi condenado a dois anos de prisão em regime fechado. Por tratar-se de crime continuado, o juiz titular da Vara, José de Castro Andrade, aplicou a pena do crime maior, acrescentada de um sexto, que resultou em 15 anos e dois meses de reclusão.