Conteúdo da Notícia

Acusado de homicídio e roubo será julgado novamente nesta quarta-feira

Ouvir: Acusado de homicídio e roubo será julgado novamente nesta quarta-feira

A 2ª Vara do Júri do Fórum Clóvis Beviláqua levará a novo julgamento, nesta quarta-feira (09/06), às 13h30, o réu Francisco Jefferson Araújo Cavalcante, acusado pela morte de Francisco Alexandre Bernardo da Costa, e pelo roubo de uma bicicleta pertencente a Francisco Portela do Prado, no dia 18 de outubro de 2007, no bairro Parque São José, em Fortaleza.
O acusado responde ao processo por homicídio qualificado, por motivo torpe, além de roubo duplamente qualificado, cometido com emprego de arma de fogo e com concurso de pessoas.
Consta nos autos que o acusado costumava praticar assaltos no bairro, juntamente com Ítalo Feitosa Lima, outro réu do processo. Ítalo foi julgado no dia 25 de junho de 2008 e condenado a 18 anos de reclusão.
Dois meses depois, Francisco Jefferson também foi levado a julgamento, sendo absolvido pelo delito de homicídio e condenado a 5 anos e 4 meses pelo crime de roubo.
Inconformado com a sentença, o Ministério Público (MP) apelou da decisão e a 2ª Câmara Criminal deu parecer favorável ao recurso, anulando a decisão do Conselho de Sentença e determinando novo julgamento ao acusado.
Segundo a denúncia do MP, baseada em inquérito policial, no dia do crime, os dois denunciados foram advertidos por Francisco Alexandre para que parassem de praticar assaltos na região. Irritados com o ?aviso?, eles foram até a residência da vítima, na rua Monsenhor Agostinho, por volta das 23h, e assassinaram Francisco Alexandre Bernardo da Costa com vários tiros.
Durante a fuga, Jefferson e Ítalo acabaram rendendo Francisco Portela, na rua Cônego de Castro, e roubaram-lhe sua bicicleta, além de uma quantia em dinheiro, não especificada, que a vítima levava.
Os dois foram presos em flagrante. Em depoimento, Ítalo confessou que assassinou Francisco Alexandre, porém negou que participou do assalto. Já Francisco Jefferson afirmou apenas que participou do roubo.
O júri será presidido pelo juiz Henrique Jorge Holanda Silveira e a defesa ficará a cargo do advogado João Irton Veloso Frota. A acusação será patrocinada pela promotora de Justiça Alice Iracema Melo Aragão.