Conteúdo da Notícia

Ações voltadas para segurança promovidas pelo Judiciário cearense são destaque em programa de TV

Ações voltadas para segurança promovidas pelo Judiciário cearense são destaque em programa de TV

Ouvir: Ações voltadas para segurança promovidas pelo Judiciário cearense são destaque em programa de TV

As ações de segurança promovidas pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) para garantir a proteção de magistrados, servidores e demais cidadãos são destaque no “Judiciário em Evidência” desta semana. Quem fala sobre o assunto é o chefe da Assistência Militar do Tribunal, tenente-coronel Cláuber de Paula.
Entre as medidas adotadas nos últimos dois anos está o convênio com a Secretaria de Segurança Pública do Estado para retirar armamentos que chegam aos fóruns. Agora as armas são levadas aos batalhões de polícia até serem recolhidas pela Assistência Militar para destruição. Entre 2017 e 2018, mais de 17 mil armas, entre brancas e de fogo, foram destruídas junto ao Exército Brasileiro.
O tenente-coronel fala sobre as reformas para dar mais segurança aos fóruns do Interior e a construção de novos prédios em cidades onde os serviços da Justiça funcionavam em estruturas anexas a bancos, caso das comarcas de Iracema, Itapajé e Russas. Acrescenta que já está autorizada a licitação para construir os fóruns de Várzea Alegre e Senador Pompeu.
Com relação ao sistema de videomonitoramento eletrônico, o chefe da Assistência Militar ressalta que mais de 400 câmeras foram adquiridas para a primeira fase do projeto, que contempla prédios da Justiça na Capital e nas comarcas de Maracanaú e Caucaia.
O entrevistado destaca ainda a realização de capacitações para os policiais e bombeiros que integram a equipe, além do curso de segurança pessoal para magistrados. Dezesseis juízes participaram da primeira turma e outras três devem ser realizadas este ano.
O programa também traz reportagens, como a da reunião do presidente do TJCE, desembargador Washington Araújo, com representantes do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado do Ceará (Sindjustiça). No encontro, foi anunciada a criação de comissão para organizar concurso de servidor.
Você vai ver o pronunciamento do chefe do Judiciário estadual sobre a contratação de estagiários para auxiliar nos trabalhos da Justiça. Outra novidade é a resolução, aprovada pelo Órgão Especial do TJCE, que prevê o pagamento de remuneração para juízes leigos.
Tem a cobertura da capacitação sobre resolução de demandas envolvendo plano de saúde, promovida pelo Comitê Executivo de Saúde do Ceará durante o mês de fevereiro. E em Juazeiro do Norte, a arte tem sido importante ferramenta de ressocialização de adolescentes que estão cumprindo medida socioeducativa.
O “Judiciário em Evidência” será exibido neste sábado (16/02), às 14h, na TVC, e às 18h30, na TV Assembleia; segunda-feira (18/02), às 14h30, na TV Fortaleza; e terça-feira (19/02), às 20h, na TV O Povo.
CANAIS
TVC – canal 5.1 digital aberto
TV Assembleia – canal 31.1 digital aberto
TV O Povo – 23 da Multiplay e 24 da NET
TV Fortaleza – canal 61.4 digital aberto. Nessa emissora, as reprises ocorrem na quarta-feira (7h), quinta-feira (15h10) e no sábado (12h).
O programa fica disponível nos sites www.tjce.jus.br e youtube.com.br/tjceimprensa.