Conteúdo da Notícia

ACM e TJCE firmam acordo para criação do Museu Judiciário do Ceará

Ouvir: ACM e TJCE firmam acordo para criação do Museu Judiciário do Ceará

25.09.09
O presidente da Associação Cearense de Magistrados (ACM), desembargador Ademar Mendes Bezerra, assinou nessa quinta-feira (24/09) convênio de cooperação cultural e técnica com o presidente do Tribunal de Justiça do Estado (TJCE), desembargador Ernani Barreira Porto. O objeto do convênio é a restauração do antigo Palácio da Justiça (Rua Barão do Rio Branco, nº 1.200, no Centro) que será a sede do Museu Judiciário do Ceará.
Segundo o presidente do TJCE, o Museu contará com espaço para a exibição de filmes e exposição de peças e obras relativas ao Judiciário cearense. “A edificação será um importante campo de projeção da história do nosso Judiciário, história essa marcada por muita glória e dedicação, mas também por muito sofrimento”, ressaltou.
O prédio contará ainda com um mausoléu que será construído em homenagem ao jurista cearense Clóvis Beviláqua, falecido em 26 de julho de 1944, na cidade do Rio de Janeiro. “O mausoléu fará um resgate intelectual e cultural de toda a história desse inolvidável jurisconsulto que foi Clóvis Beviláqua. Os restos mortais do jurista, assim como os de sua mulher, deverão ser levados para lá. Será uma luta difícil, mas tenho certeza de que a sociedade irá nos apoiar”, destacou.
As obras de restauração do antigo Palácio da Justiça deverão ser concluídas no prazo de dez meses. Os recursos, segundo o desembargador Ernani Barreira, estão estimados em R$ 4 milhões e serão obtidos através de incentivos proporcionados pela Lei Rouanet.
Durante o anúncio do projeto, estiveram presentes importantes autoridades ligadas à área cultural do Estado, como o secretário de Cultura do Ceará, Francisco Auto Filho; a presidente da Associação Cearense de Impresa (ACI), Ivonete Maia; o presidente da Academia Fortalezense de Letras e do Instituto Histórico do Ceará, José Augusto Bezerra, entre outras.
* Com informações do site do TJCE