Conteúdo da Notícia

Acervo de Clóvis Beviláqua no TJCE é filmado para documentário na TV Assembleia

Acervo de Clóvis Beviláqua no TJCE é filmado para documentário na TV Assembleia

Ouvir: Acervo de Clóvis Beviláqua no TJCE é filmado para documentário na TV Assembleia

Equipe de produção da TV Assembleia filmou, na tarde desta sexta-feira (30/03), o acervo do jurista Clóvis Beviláqua no Memorial do Poder Judiciário, localizado no Palácio da Justiça, no Cambeba. O objetivo é produzir um documentário para o programa ?Perfil?, que conta a vida e a obra de cearenses ilustres.
Fundado em 1996, o Memorial é coordenado pelo desembargador Ademar Mendes Bezerra. O espaço abriga o maior arquivo do país sobre o jurisconsulto, inclusive, preserva a cópia original do anteprojeto do Código Civil, datado de 1900. Além disso, guarda objetos de uso pessoal, como escrivaninha, cama e guarda-roupa do renomado cearense, que faleceu aos 84 anos, no Rio de Janeiro, vítima de ataque cardíaco.
Segundo a produtora do documentário, Ana Célia de Oliveira, a equipe também viajou ao Rio de Janeiro, onde Clóvis viveu os últimos 40 anos. Lá, gravaram na casa em que ele residiu e hoje moram uma filha e duas netas. Também estiveram na Academia Brasileira de Letras (ABL), da qual o jurista foi um dos fundadores, e no Instituto de Advogados Brasileiros (IAB), que teve Clóvis Beviláqua como integrante.
A equipe de TV estive ainda em Viçosa do Ceará, terra natal do jurista. Na cidade, conheceram a casa onde ele nasceu e viveu até os 10 anos. O local foi transformado em memorial e hoje é mantido pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE).
O documentário também contará com depoimentos do ministro César Asfor Rocha, do Superior Tribunal Justiça (STJ), dos juristas Aluísio Picâncio (conviveu com o homenageado), Paulo Bonavides e da professora de Direito Civil da Universidade de Fortaleza (Unifor), Ana Paula Araújo de Holanda, estudiosa sobre Clóvis Beviláqua.
O audiovisual está previsto para ser concluído no próximo mês de julho. A iniciativa é do Núcleo de Documentário da Assembleia Legislativa, sob a coordenação da jornalista Ângela Gurgel. O roteiro ficará por conta da jornalista Janaína Gouveia.