Conteúdo da Notícia

A emancipação feminina é debatida na Casa da Mulher Brasileira

A emancipação feminina é debatida na Casa da Mulher Brasileira

Ouvir: A emancipação feminina é debatida na Casa da Mulher Brasileira

Com o objetivo de disseminar conhecimento a respeito da emancipação do público feminino, o Juizado da Mulher da Comarca de Fortaleza promoveu, nesta quarta-feira (27/03), o debate “O Estatuto da Mulher Livre: Uma Breve História da Emancipação Feminina Através do Direito”. O evento ocorreu na Casa da Mulher Brasileira (CMB) e teve como mediadora a juíza Teresa Germana Lopes de Azevedo, auxiliar do Juizado.
“Nós pensamos em trabalhar a disseminação do conhecimento no tocante aos mais variados assuntos ligados à mulher, como questão de gênero, de direito e fizemos essa parceria com a Casa da Mulher Brasileira, junto com a Defensoria Pública e o Ministério Público. Durante este ano, vamos fazer várias palestras”, afirmou a juíza Rosa Mendonça, titular do Juizado, e uma das organizadoras do evento.
A coordenadora da CMB, Daciene Barreto, reiterou a importância da parceria entre o Poder Judiciário e a Casa da Mulher. “A nossa parceria é antiga. São várias as atividades que a gente vem desenvolvendo em conjunto e que tem dado resultado à medida que a discussão sobre igualdade de gênero, equidade, transversalidade das políticas públicas vêm acontecendo nos nossos eventos”, disse.
A juíza Teresa Germana considerou o encontro como um momento de formação e esclarecimento de direitos. “Além de prestar a tutela jurisdicional com o julgamento de ações, de medidas protetivas de urgência, nós também temos o cuidado de proporcionar momentos de formação, no sentido de esclarecer às pessoas sobre os seus direitos, para que possamos fazer um trabalho preventivo tão eficaz quanto o trabalho repreensivo”, explicou.
A conselheira estadual da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Ceará (OAB/CE), Christiane Leitão, foi uma das debatedoras. Para ela, “o trabalho de conscientização não só dos colegas advogados, mas da comunidade, é de extrema relevância. A Casa da Mulher precisa ser conhecida por toda a sociedade porque efetivamente faz a diferença”.