Conteúdo da Notícia

5ª Vara do Júri realiza última audiência com acusados de integrar grupo de extermínio

Ouvir: 5ª Vara do Júri realiza última audiência com acusados de integrar grupo de extermínio

A 5ª Vara do Júri do Fórum Clóvis Beviláqua realiza na próxima quarta-feira (13/10), às 14 horas, a última audiência de instrução para a oitiva de uma testemunha de defesa e o interrogatório de cinco acusados de integrar um suposto grupo de extermínio, responsável pelo assassinato de Gilberto Soares.
Serão ouvidos os cinco acusados do crime: o policial militar Pedro Cláudio Duarte Pena, vulgo ?Cabo Pena?; o empresário Firmino Teles de Menezes; Sílvio Pereira do Vale Silva, vulgo ?Pé de Pato?; Rogério do Carmo Abreu e Paulo César Lima de Sousa, conhecido como ?Paulão?.
Terminada a fase de instrução, o Ministério Público e os advogados de defesa dos acusados apresentarão as alegações finais. Em seguida, o juiz Raimundo Deusdeth Rodrigues Junior, que responde pela 5ª Vara do Júri, decidirá se os réus irão a júri popular.
Todos os réus são acusados de homicídio duplamente qualificado por motivo torpe e por impossibilidade de defesa da vítima, formação de quadrilha, crime hediondo, concurso de pessoas e concurso material.
Segundo a acusação, o grupo é responsável também pelo assassinato de Francisco Tomé Filho, Carlos dos Santos Marques e Miguel Luiz Neto. Todas as vítimas eram ligadas à Madeireira São Francisco, localizada na Avenida Osório de Paiva, no Siqueira.
De acordo com o Ministério Público, os crimes foram motivados por uma disputa judicial entre Firmino Teles e Reinaldo Marinho, proprietário da Madeireira São Francisco, por conta de uma sociedade desfeita.
Através de laudo pericial e da análise de conversas telefônicas, interceptadas com autorização judicial, o Ministério Público identificou a função de cada integrante do grupo: Firmino Teles seria o mandante, Sílvio Pereira e Rogério do Carmo os responsáveis pela execução, ?Cabo Pena? o articulador e arquiteto dos crimes e Paulo César teria o domínio de todas as ações do grupo.
Atualmente, todos os acusados estão presos, com exceção de Claudionor Ribeiro da Silva Alexandre, conhecido como ?Nono?, que está foragido. ?Cabo Pena? está no Presidio Militar do Ceará, Firmino Teles no Instituto Psiquiátrico Governador Stênio Gomes, Paulo César e Rogério do Carmo estão no Presídio Professor Olavo Oliveira II (IPPOO II) e Sílvio Pereira no Instituto Penal Paulo Sarasate (IPPS).