Conteúdo da Notícia

5ª Vara de Família promove mutirão de conciliação

Ouvir: 5ª Vara de Família promove mutirão de conciliação

02.05.2011
A 5ª Vara de Família do Fórum Clóvis Beviláqua realizou, nesta sexta-feira (29/04), mutirão de conciliação envolvendo processos sobre pensão alimentícia, divórcio e investigação de paternidade. Um dos acordos firmados foi entre a terapeuta ocupacional F.M.P.O. e o professor M.A.O.C.. Os dois, que passaram um ano casados, há cerca de seis meses recorreram à Justiça para se divorciar amigavelmente. ?Já que casamos legalmente, optamos também pela separação legal?, afirmou M.A.O.C..
Na audiência, que durou apenas dez minutos, o processo foi resolvido. ?Pelo fato de ser consensual, a sessão foi muito rápida?, destacou F.M.P.O..
O titular da unidade judiciária, juiz José Lopes de Araújo Filho, ressaltou que o objetivo das audiências conciliatórias é justamente deixar os envolvidos à vontade para entrar no consenso. ?Procuro sempre provocar o diálogo entre as partes para que elas desenvolvam uma proposta?, disse.
De acordo com o magistrado, há dois anos à frente da 5ª Vara de Família, 3.368 processos tramitam na unidade. Para reduzir o número, uma das estratégias é dedicar datas específicas à conciliação. Nesta sexta-feira foram agendadas 30 audiências. Na próxima semana, será divulgado o resultado dos acordos. Os próximos mutirões acontecerão nos dias 27 de maio e 30 de junho, com ações de alimentos e de divórcio, respectivamente.
Fonte: Assessoria de Imprensa TJCE