Conteúdo da Notícia

3º Juizado Especial de Fortaleza arquiva 1.856 processos no primeiro semestre

Ouvir: 3º Juizado Especial de Fortaleza arquiva 1.856 processos no primeiro semestre

O 3º Juizado Especial Cível e Criminal (JECC) de Fortaleza arquivou 1.856 processos no primeiro semestre de 2013. O trabalho consistiu em atualizar os dados nos sistemas processuais, retirando as ações que, mesmo já tendo sido julgadas, continuavam a ser computadas na taxa de congestionamento da unidade. Os dados foram divulgados nessa terça-feira (19/08).

Segundo a juíza titular do JECC, Maria Cristiane Costa Nogueira, “o número expressivo é fruto do empenho diário de todos os servidores que compõem a unidade, comprometidos com a redução da taxa de congestionamento”.

A magistrada ressaltou que o objetivo foi garantir a efetividade na prestação jurisdicional. Para tanto, os esforços ocorreram simultaneamente às atividades habituais da unidade, não interferindo no atendimento ao público ou na realização de audiências, por exemplo.

A juíza atribuiu o resultado também a um curso de aperfeiçoamento em Sistema Processual (SPROC), realizado em maio deste ano, com a participação de quatro servidores da unidade. A capacitação abordou questões referentes a relatórios gerenciais, atualização processual, movimentações, autuação de processos e envio de publicação para o Diário da Justiça Eletrônico (DJE).

O curso foi promovido pela Coordenadoria dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais da Capital e pelo Centro de Treinamento Integrado (CTI) do Fórum Clóvis Beviláqua.

A 3ª Unidade atende os bairros Mucuripe, Antonio Diogo, Praia do Futuro, Vicente Pinzon, Papicu, Varjota e partes dos bairros Cidade 2000, Dunas e Cocó.