Conteúdo da Notícia

3ª Vara de Quixadá implementa círculos de construção de paz em ações de violência doméstica

3ª Vara de Quixadá implementa círculos de construção de paz em ações de violência doméstica

Ouvir: 3ª Vara de Quixadá implementa círculos de construção de paz em ações de violência doméstica

A 3ª Vara da Comarca de Quixadá realizou a implementação de práticas restaurativas, sob o método dos Círculos de Construção de Paz, em processos que envolvem violência doméstica. A iniciativa é do juiz Adriano Ribeiro Furtado Barbosa em parceria com o curso de Direito do Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica).
O objetivo da iniciativa é construir uma sociedade mais pacífica, diminuir o índice de violência doméstica da região e unir a sistemática retributiva à restaurativa.
Na primeira experiência, o trabalho foi realizado com 12 processos judiciais. Para escolhê-los, foi utilizado o critério de eleição, a relação continuada entre os envolvidos e o tipo de violência vivenciada pelas partes. No período da manhã, reuniram-se o juiz e os facilitadores com os homens; à tarde, com as mulheres. Após apresentada a proposta de justiça restaurativa, sete homens e quatro mulheres aceitaram participar.
Semanalmente, na Unicatólica, um grupo de homens e um grupo de mulheres se reuniram para refletir temáticas referentes ao conflito de violência doméstica. Foram alvo de reflexão: o machismo, a violência, a Lei Maria da Penha, a Comunicação Não Violenta (CNV) e o enfoque prospectivo.
Os facilitadores que participaram do grupo são das áreas jurídica e de psicologia da Unicatólica e da Cédula de Mediação Escolar e Cultura de Paz da Secretaria Municipal de Educação de Quixadá.