Conteúdo da Notícia

3ª Câmara de Direito Público do TJCE aumenta em 35% a produtividade no julgamento de processos

Ouvir: 3ª Câmara de Direito Público do TJCE aumenta em 35% a produtividade no julgamento de processos

Os desembargadores da 3ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) julgaram 4.825 processos em 31 sessões realizadas de janeiro até agosto deste ano. O número representa 35% a mais do que a quantidade de julgamentos registrada no mesmo período de 2021, quando o Colegiado julgou 3.573 processos.

Somente nesta segunda-feira (29/08) foram julgados 215 processos. A sessão, que ocorreu no formato virtual, teve cinco sustentações orais realizadas por advogados. Ainda conforme o levantamento da Turma, foram realizadas 70 manifestações de advogados ao longo desses oito meses.

Conforme a presidente da 3ª Câmara de Direito Público, desembargadora Maria Iracema Martins do Vale, o aumento da produtividade “se deve ao trabalho árduo e a dedicação dos membros da Câmara que diuturnamente se esforçam para atender aos anseios dos jurisdicionados. Além disso, com a criação dos novos cargos de desembargadores do Tribunal, em outubro do ano passado, teve a entrada de mais um integrante no Colegiado”.

Também integram a 3ª Câmara de Direito Público os desembargadores Washington Luis Bezerra de Araújo, Maria Vilauba Fausto Lopes, Francisco Luciano Lima Rodrigues e Joriza Magalhães Pinheiro. O secretário é o servidor David Aguiar Costa.

SAIBA MAIS
A Lei Estadual nº 17.743 foi sancionada no dia 29 de outubro do ano passado e possibilitou a criação de dez cargos de desembargador, elevando para 53 o número no Tribunal. O aumento de integrantes do TJCE foi baseado em estudo da Secretaria de Planejamento e Gestão do Tribunal, seguindo normas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O levantamento constatou o acréscimo de novas demandas, só no Segundo Grau, na ordem de 93% no triênio 2017/2020.

Essa foi a segunda maior ampliação do Tribunal de Justiça do Ceará na história. Em 2009, foram criadas 16 novas vagas e a Corte passou de 27 para 43 membros. Durante a Gestão 2009-2011, que teve à frente o desembargador Ernani Barreira Porto, foram empossados 20 desembargadores. Na atual Administração, já foram nove desembargadores empossados.

TjceTransparente