Conteúdo da Notícia

2º Tribunal do Júri absolve acusado de tentar matar instrutor de centro de ressocialização

Ouvir: 2º Tribunal do Júri absolve acusado de tentar matar instrutor de centro de ressocialização

O Conselho de Sentença do 2º Tribunal do Júri do Fórum Clóvis Beviláqua absolveu, por maioria de votos, Everaldo Rufino Queiroz, acusado de tentar matar, com golpes de ?cossoco? (faca artesanal), Leandro José Macedo Lima Feitosa, no dia 26 de março de 2007, em Fortaleza. O julgamento, presidido pelo juiz Henrique Jorge Holanda Silveira, começou por volta das 13h30 e terminou às 16h45 dessa quarta-feira (20/10).
O Ministério Público (MP), representado pelo promotor de Justiça Alcides Evangelista, não sustentou a acusação descrita na denúncia (tentativa de homicídio qualificado, por motivo fútil) e pediu a absolvição do réu, por reconhecer que não houve delito de tentativa de assassinato.
O defensor público Gelson Azevedo Rosa também havia pedido a absolvição do acusado, sustentando tese de inexistência do fato e, consequentemente, do crime de tentativa de homicídio. Após a sentença, não houve apelação em plenário.
O CRIME
O crime ocorreu no interior do Centro de Semiliberdade Mártir Francisca, na avenida Washington Soares, bairro Messejana. Segundo a denúncia do MP, Everaldo Rufino cumpria medida socioeducativa na instituição, quando foi informado de que teria que mudar de dormitório. Ele era acusado de cobrar ?pedágio? de outros internos, devido à posição das camas dentro do dormitório.
De acordo com os autos, Everaldo Rufino ficou inconformado com a situação e foi tirar satisfação com a diretora do Centro e tentou agredi-la, porém foi contido por Leandro José, que trabalhava como instrutor da instituição. A vítima foi atacada com um ?cossoco?, recebendo vários golpes pelo corpo.
Everaldo Rufino só parou quando foi contido por outros instrutores e encaminhado aos policiais militares que faziam a guarda externa do centro de ressocialização. Em depoimento, o acusado negou que tenha tentado agredir a diretora e o instrutor.