Conteúdo da Notícia

2ª Câmara Criminal mantém sentenças de acusados de matar policial do Ronda

Ouvir: 2ª Câmara Criminal mantém sentenças de acusados de matar policial do Ronda

Marcondes Alves de Lima, Cleilson Morais dos Santos e José Erinaldo Sabino, acusados de matar o policial do Ronda do Quarteirão Carlos Henrique de Carvalho Lima tiveram suas sentenças mantidas pela 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). A decisão foi proferida nesta sexta-feira (29/01), em sessão extraordinária.
Em abril de 2008, o então titular da 9ª Vara Criminal de Fortaleza, Antônio Giovani de Alencar, julgou procedente a denúncia contra os réus, feita pelo Ministério Público estadual. Marcondes Alves de Lima foi condenado a 24 anos de reclusão, enquanto que Cleilson Morais dos Santos e José Erinaldo Sabino pegaram pena de 24 anos e seis meses.
Inconformados, os réus interpuseram apelação (nº 89127-26.2008.8.06.0001/1) no TJCE objetivando a reforma da sentença. A relatora do processo, desembargadora Maria Sirene de Souza Sobreira, votou pelo improvimento do recurso, sendo acompanhada pelos demais membros da Câmara.
?As circunstâncias do delito são desfavoráveis, pois a vítima foi abordada de surpresa por um grupo de elementos que buscavam lhe roubar. Os motivos são mesquinhos, almejando apenas o lucro fácil, de forma que, para tanto, estavam dispostos inclusive a retirar a vida de alguém. As consequências, portanto, são as previstas para delitos desta natureza?, afirmou.
O crime ocorreu em 31 de dezembro de 2007, por volta das 13h30. Carlos Henrique de Carvalho, na época com 24 anos, seguia em direção à Academia da Polícia Militar General Edgard Facó, no bairro Edson Queiroz. Ele se juntaria a outros policiais para dar início ao seu primeiro expediente como integrante do Ronda do Quarteirão.
Antes de chegar ao local, no entanto, o soldado foi abordado pelos assaltantes e atingido com um tiro na cabeça. A polícia foi acionada e iniciou uma operação que acabou identificando e prendendo os bandidos. Em interrogatório, o réu Marcondes Alves de Lima confirmou ter feito o disparo que vitimou o policial.