Conteúdo da Notícia

14 apenados já foram beneficiados com projeto de remição pela leitura em Guaraciaba do Norte

14 apenados já foram beneficiados com projeto de remição pela leitura em Guaraciaba do Norte

Ouvir: 14 apenados já foram beneficiados com projeto de remição pela leitura em Guaraciaba do Norte

A Comarca de Guaraciaba do Norte, a 320 km de Fortaleza, já beneficiou 14 internos da Cadeia Pública daquele Município com o projeto de remição pela leitura. A iniciativa, que consiste na redução de parte do tempo de execução da pena, foi criada por meio da Portaria nº 9/2017, publicada no Diário da Justiça no dia 13 de outubro do ano passado.
Segundo a juíza Juliana Bragança Fernandes Lopes, titular da Comarca, a ação está contribuindo para a alfabetização, ressocialização e inclusão social dos apenados. Um dos reeducandos já leu oito livros, reduziu 32 dias da pena e progrediu para o regime semiaberto, em função do período dedicado à leitura e do excelente comportamento.
Além disso, quatro deles também foram aprovados no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – Prisional, recebendo o diploma de certificação do Ensino Fundamental. Um dos internos alcançou nota 9,5 na redação. A remição da pena, por estudo ou trabalho, é prevista na Lei de Execução Penal.
ARRECADAÇÃO DE LIVROS
O projeto conta com a colaboração da sociedade de Guaraciaba do Norte para a doação de livros. De acordo com a magistrada, o resultado está sendo alcançado com a ajuda de muitos exemplares que já foram entregues, contribuindo para a continuidade da iniciativa.