Conteúdo da Notícia

10ª Vara de Família do Fórum CB faz mutirão de conciliação: sessões a cada 15 minutos

Ouvir: 10ª Vara de Família do Fórum CB faz mutirão de conciliação: sessões a cada 15 minutos

09.06.2009
A 10ª Vara de Família do Fórum Clóvis Beviláqua realizou até ontem, 2a.feira (08/06) mutirão de conciliação para dar celeridade aos processos que tramitam no juízo. Desde 5ª.feira, estão acontecendo a cada 15 minutos, sessões conciliatórias no período da tarde, de 14 às 17h, além das audiências já previstas na pauta.
Nos dois primeiros dias obteve-se êxito de 50% de acordos. Foram selecionados para o mutirão 32 processos envolvendo questões relativas à pensão alimentícia, separação e divórcio. Segundo a juíza Valeska Alves Alencar Rolim, titular da 10ª Vara de Família, foram escolhidos processos que estavam com audiências marcadas para o segundo semestre de 2009 e para o ano de 2010. ?Nós demos às partes a oportunidade de anteciparem a solução de seus processos?, observa.
O juízo vem realizando mensalmente mutirões de acordo com a recomendação nº. 01/2008, da diretoria do Fórum Clóvis Beviláqua. Aliado a esse trabalho, foram remetidos 630 ações para a Central de Conciliação de 1º grau, no ano passado, o que fez a unidade alcançar o 1º lugar em número de processos enviados para aquele setor. ? Nós acreditamos na credibilidade e no trabalho da Central de Conciliação?, argumenta a magistrada.
Atualmente tramitam no juízo 2.950 processos e entram mensalmente uma média de 100 petições iniciais. Para a juíza, a conciliação é um importante instrumento para a pacificação dos conflitos, além de agilizar o andamento dos processos. ?A conciliação é um meio de solucionar as controvérsias. Esse procedimento é de interesse das partes e dos advogados. Acredito que as pessoas estão mais conscientes dessa cultura do diálogo. Além do acordo ser passível, esse procedimento agiliza processos que estão tramitando na secretaria?, ressalta.