Perguntas Frequentes

O que é a Justiça Restaurativa?

É o modelo de Justiça que olha para as pessoas (e não só para a lei). É um conjunto ordenado e sistêmico de princípios, métodos, técnicas e atividades próprias que visa responsabilizar o autor do fato danoso, cuidar das necessidades da vítima e envolver a comunidade na tomada de decisões.

Tem como princípios: a voluntariedade, a informalidade , a participação , o empoderamento, a consensualidade, a confiabilidade e a urbanidade.

Como esse conceito se aplica ao Judiciário?

Dentre outras maneiras, por meio das práticas restaurativas. Elas podem ocorrer de forma alternativa ou concorrente com o processo convencional, objetivando sempre as melhores soluções para os envolvidos, cuja participação nas práticas será sempre voluntária. As partes têm a oportunidade de estabelecer compromissos, ações e prazos para o cumprimento.

Participar é viável para a vítima?

Sim. A maioria das vítimas tem pouco espaço para dizer como se sentem no sistema tradicional de Justiça. Sua opinião, suas expectativas, suas dúvidas e suas angústias quase sempre são postas de Iado quando o objetivo é apenas apurar o fato danoso.

No procedimento restaurativo, a vítima é pessoa importante e que merece ser ouvida e cuidada. Ela tem voz e pode expressar seus sentimentos e os danos que sofreu com o fato. lsso pode ser feito diante do seu ofensor em um ambiente protegido e seguro. Assim, é possível encontrar uma forma de responsabilizar o autor de maneira que atenda às necessidades de quem sofreu diretamente com o fato danoso.

Participar é viável para o autor do fato danoso?

Sim. Ouvir da vítima e saber o que aconteceu com ela e com as outras pessoas afetadas pelo fato danoso permite que o autor perceba os reais danos causados pela sua ação: todas as perdas, abalos, transtornos, angústias e demais consequências do seu comportamento para os outros e para ele
mesmo.

Dar ao autor a chance de se colocar no lugar do outro e refletir sobre suas atitudes é uma maneira de amadurecimento e aprendizado. Assim, ele tem a chance de reparar o dano diretamente. A responsabilização decorre da consciência crítica do autor em relação ao ato que cometeu.

Como posso participar de uma prática restaurativa?

Procure o(a) juiz(a), promotor(a), defensor(a) público(a) ou advogado(a) responsável pelo seu processo, o Setor Técnico de Psicologia e Serviço Social ou a Autoridade Policial responsável pelo Termo Circunstanciado/Inquérito Policial. Eles(as) podem requerer a realização de uma prática restaurativa.
Qualquer dúvida, entre em contato com o Núcleo.