Conteúdo da Notícia

Abertura da IV Semana Justiça pela Paz  em Casa será nesta segunda no TJCE

Abertura da IV Semana Justiça pela Paz em Casa será nesta segunda no TJCE

Ouvir: Abertura da IV Semana Justiça pela Paz em Casa será nesta segunda no TJCE

A IV edição da Semana Justiça pela Paz em Casa começa nesta segunda-feira (07/03) e segue até a próxima sexta, dia 11, em todo o Estado. Magistrados e servidores estarão engajados na realização de audiências de processos referentes a crimes de violência doméstica contra a mulher. Até o momento, estão agendadas 321 audiências, conforme dados da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE).
Às 15h da terça-feira (08/03), Dia Internacional da Mulher, a data será lembrada em ato no Memorial do Poder Judiciário, localizado no Palácio da Justiça, bairro Cambeba, com a presença da farmacêutica Maria da Penha. Na ocasião, a desembargadora Sérgia Maria Mendonça Miranda, que está à frente da Coordenadoria da Mulher, fará a entrega dos cinco volumes do processo que consubstanciou a criação da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), a fim de preservar e difundir o emblemático conteúdo jurídico.
Além disso, haverá uma série de ações visando esclarecer a população. Também na terça, dia 8, às 14h, na Praça do Ferreira, no Centro, serão apresentados filmes com a temática de gênero no Cine São Luís, incluindo debates após a exibição com profissionais especializadas, como historiadoras e psicólogas. Em seguida terá uma caminhada (Marcha das Mulheres) em prol do fortalecimento dos equipamentos e das políticas de atendimento a mulheres em situação de violência.
Já na sexta-feira (11/03), às 14h, no TJCE, haverá palestra sobre “Violência contra a Mulher e Lei Maria da Penha: Compreendendo o seu Direito a uma Vida de Paz”. A temática será desenvolvida pela psicóloga Clarissa Nobre, da Coordenadoria da Mulher.
Ainda no mês de março, em data a ser definida, acontecerão outros eventos, entre eles, uma palestra na Secretaria Estadual de Educação para professores, servidores e diretores pedagógicos sobre os aspectos jurídicos da Lei Maria da Penha. A programação inclui ainda atividade direcionada a mulheres residentes da comunidade do bairro Edson Queiroz, que acontecerá na Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec). A ideia é promover uma reflexão direcionada sobre temas como conjugalidade, padrão agressivo no manejo dos conflitos e estereótipos de gênero.
Em 2015, a campanha Justiça pela Paz em Casa realizou três edições, com um total de 2.642 procedimentos judiciais, beneficiando assim centenas de mulheres vítimas de violência doméstica. A força-tarefa é uma iniciativa do Supremo Tribunal Federal (STF), que prioriza a tramitação de ações em que a mulher seja vítima de violência doméstica, principalmente as de homicídio.