Conteúdo da Notícia

Justiça estadual capacita profissionais para ampliar ações de conciliação e mediação

Ouvir: Justiça estadual capacita profissionais para ampliar ações de conciliação e mediação

O Poder Judiciário estadual, por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), promoveu curso de capacitação para profissionais que atuam na mediação e conciliação. Realizado na Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec), o treinamento terminou nesta sexta-feira (03/10).

“Nesses dois dias, nosso intuito foi aprofundar as técnicas autocompositivas. Tivemos um público bem diversificado, mas que tem em comum o trabalho com as pessoas. Então, reforçamos a importância dos procedimentos que devem ser adotados para melhor acolher e melhor recepcionar quem está em busca de solucionar um conflito por meio da mediação ou da conciliação”, explicou a coordenadora do Nupemec, juíza Jovina D’Avila Bordoni, uma das facilitadoras do curso ao lado do servidor Hélder Assunção.

A capacitação contou com participantes dos municípios de Fortaleza, Maracanaú e Ocara, do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon) e do Centro Especializado de Apoio às Vítimas (Ceav) da Capital, que funciona no Fórum Clóvis Beviláqua (FCB).

Francilene Alves, que atua no Núcleo de Mediação da Regional 7 de Fortaleza, avaliou como importante o aprofundamento na área. “Senti um impacto muito positivo, em razão dessas ferramentas de autocomposição, dentro da mediação de conflitos, porque é a base para nós, mediadores, podermos atuar com mais eficácia. E isso para mim foi muito rico, eu gostei muito”.

“O curso simplesmente foi muito importante porque hoje há várias ferramentas que precisamos conhecer para sabermos nos adaptar, encaminhar de forma correta, e também reforçou o entendimento de que não necessariamente precisa haver discussões, podemos conviver de forma harmoniosa e trazer para os assistidos uma forma de pacificação”, ressaltou Solange Rocha, que realiza atendimentos na Câmara Municipal de Ocara.

Agenda2030