Coex apresenta avanços em indicadores estratégicos e projetos de inovação no TJCE
- 1718 Visualizações
- 05-09-2025
O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) realizou, nesta sexta-feira (05/09), reunião do Comitê Executivo Estratégico (Coex) para acompanhar a evolução dos indicadores da instituição e avaliar o cumprimento do Plano Estratégico TJCE 2030. O encontro aconteceu na Sede Administrativa do Judiciário estadual, reunindo magistradas(os), gestoras(es) e servidoras(es) diretamente envolvidos na execução das metas.
Na ocasião, foram apresentados os números parciais de janeiro a setembro de 2025, com destaque para os indicadores que já superaram resultados e as metas em tendência de cumprimento. Um dos pontos altos da reunião foram os avanços nos projetos de inteligência artificial do Tribunal. Entre as iniciativas em andamento, estão a ferramenta Talia, que já permite transcrição de audiências e está sendo expandida para tradução simultânea em audiências de custódia com pessoas estrangeiras, e o Berna, sistema que agrupa petições semelhantes, otimizando o trabalho em grandes volumes processuais. Outro destaque foi o projeto-piloto da ferramenta de prescrição intercorrente, desenvolvido com sete submodelos de IA, capaz de identificar automaticamente fases relevantes do processo para acelerar a análise em execuções fiscais.
A juíza Ana Carolina Montenegro Cavalcanti, cogestora dos projetos de IA, destacou o progresso: “Houve avanço de 87%, com total de 29 entregas, entre elas o piloto de prescrição intercorrente e a ferramenta de tradução simultânea. Restam ainda oito subentregas pendentes, incluindo o repasse de conhecimento à equipe do Serviço de IA do modelo de precedentes no 2º Grau e aprimoramentos da ferramenta Berna”, completou.
O secretário-geral Judiciário, Nilsiton Rodrigues de Andrade Aragão, enfatizou melhorias em ferramentas digitais: “em relação ao Mobile, que hoje é uma ferramenta vital e diferencial, estão em andamento duas soluções adicionais: uma voltada à acessibilidade, para atender às normas exigidas, e outra para unificação de funcionalidades. Assim que a estrutura estiver pronta, estará disponível no aplicativo”, informou.
PARTICIPANTES
A reunião contou com a presença do presidente do TJCE, desembargador Heráclito Vieira de Sousa Neto, dos juízes auxiliares da Presidência Sirley Cíntia Pacheco Prudêncio, Marcelo Roseno de Oliveira e Cláudio Ibiapina; dos juízes Gúcio Carvalho Coelho, Ana Carolina Montenegro Cavalcanti, Ricardo Alexandre da Silva Costa, Alexandre Santos Bezerra Sá e Ana Paula Feitosa Oliveira, e da diretora do Fórum Clóvis Beviláqua, juíza Solange Menezes Holanda.
Também participaram a secretária de Gestão de Pessoas, Jacqueline Lima Alves, a secretária de Tecnologia da Informação, Denise Maria Norões Olsen, o secretário-geral Judiciário, Nilsiton Rodrigues de Andrade Aragão, a secretária-adjunta de Governança, Diana Santos Pontes, a coordenadora-geral da Unidade de Gerenciamento do Promojud do TJCE, Roberta Jucá, os secretários Judiciários do 1º Grau, Marcelo Bezerra de Moura Fontenele, e do 2º Grau, Antônio Valdir de Almeida Filho, o consultor jurídico Cristhian Sales do Nascimento Rios, o secretário de Finanças, Sérgio Mendes de Oliveira Silva, o secretário de Infraestrutura e Administração, Pedro Ítalo Sampaio Girão, e a chefe da Assessoria de Comunicação, jornalista Lyana Maria França da Costa Ribeiro, entre outros.



