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Advogados destacam importância do trabalho realizado pela Secretaria Judiciária de 1º Grau do TJCE

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Há unidades que são essenciais para agilizar a tramitação de processos no Judiciário. É o que comprova o advogado José Mourão, que não economiza palavras quando fala da importância da Secretaria Judiciária (Sejud) de 1º Grau do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). “Esse é um setor muito importante para que os processos avancem. Sem a Sejud, muita coisa travaria por conta da burocracia. Sempre que procuro, sou bem atendido, e as demandas são resolvidas com rapidez. A Justiça acertou em cheio ao criar essa Secretaria.”

Para ele, a Secretaria representa mais do que um setor técnico: é um elo entre o processo e a possibilidade de resposta efetiva ao cidadão. E essa percepção se tornou ainda mais evidente nos últimos meses, quando os números confirmaram o impacto direto da atuação da equipe: foram mais de 4,5 milhões de expedientes processuais, 903 mil documentos emitidos e quase 90 mil baixas processuais só no primeiro semestre de 2025.

Mas os números não contam tudo. Quem atua diariamente na defesa de direitos sabe que, por trás de cada expediente, há histórias em jogo. “Às vezes, um documento enviado no tempo certo pode evitar que uma audiência seja adiada ou que uma parte fique sem resposta. A Sejud faz esse meio de campo com atenção e cuidado. E isso tem agilizado muito o andamento dos processos”, reforça o advogado.

 

 

Outro que também reconhece o papel decisivo da Secretaria é o advogado Hermano Monteiro, especialmente após os desafios da migração para o Processo Judicial Eletrônico (PJe). “Sem a Sejud, seria impossível fazer uma migração segura. A cada dificuldade técnica, a equipe se mostrou presente, prestativa, eficiente. A Justiça se transformou, e a Sejud fez parte disso. O atendimento está cada vez mais concorrido, o que mostra que a comunidade jurídica está percebendo o quanto esta Secretaria é essencial ao nosso trabalho.”


A Secretaria Judiciária de 1º Grau atua ao lado de 104 unidades judiciárias, apoiando juízas(es), servidoras(es), partes e advogadas(os) com serviços que incluem intimações, movimentações processuais e emissão de documentos. Com essa retaguarda bem estruturada, a(o) magistrada(o) pode se concentrar exclusivamente na análise e julgamento dos processos — o que impacta diretamente a celeridade da Justiça.

“Os resultados alcançados refletem o comprometimento, a dedicação e o esforço contínuo das(os) servidoras(es). Em todas as competências sob responsabilidade da unidade, observamos avanços expressivos nos índices de produtividade, acompanhados por uma crescente satisfação dos usuários. Um indicativo claro dessa evolução é o resultado positivo da pesquisa de satisfação realizada com advogadas(os) e jurisdicionados, que reforça a importância do trabalho desempenhado com excelência”, disse o secretário da Sejud de 1º Grau, Marcelo Fontenele.

 

 

E se há algo que traduz a qualidade do trabalho prestado, é o índice de satisfação de 97,55% alcançado no primeiro semestre de 2025. Foram mais de 40 mil atendimentos realizados por e-mail, WhatsApp, Balcão Virtual e presencialmente — todos com o mesmo cuidado que transforma números em confiança.

Para quem vive o Direito na prática, a Sejud não é apenas um setor do Judiciário. É a engrenagem silenciosa que garante que a Justiça aconteça — com fluidez, acolhimento e presença.

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