Com 30 vagas imediatas, TJCE realiza primeira etapa do concurso para cargo de Juiz Substituto; Gabaritos já estão disponíveis
- 8735 Visualizações
- 22-07-2025
Com o objetivo de ampliar a força de trabalho e garantir uma atuação cada vez mais célere, o Poder Judiciário cearense realizou a primeira etapa do concurso público para o cargo de Juiz Substituto. A prova objetiva foi aplicada nesse domingo (20/07) em quatro instituições de ensino localizadas em Fortaleza. Ao todo, 3.135 candidatas(os) tiveram a inscrição definitiva homologada.
Os gabaritos oficiais preliminares foram publicados no site da Fundação Getulio Vargas (FGV), entidade responsável pela organização do certame. Após a divulgação, a(o) candidata(o) que desejar poderá, nos dois dias seguintes, entrar com recurso clicando AQUI.
O concurso oferece 30 vagas imediatas, além de cadastro de reserva. No que diz respeito à distribuição, 22 são destinadas à ampla concorrência, seis são reservadas a candidatas(os) negras(os), uma é para pessoa com deficiência, desde que a condição seja compatível com as atribuições do cargo, e uma outra vaga está direcionada a candidatas(os) indígenas.
Conforme o cronograma previsto no Anexo I do Edital nº 91/2025, o concurso seguirá com mais quatro etapas, a serem realizadas em Fortaleza. A próxima fase consiste nas provas escritas (discursiva e sentenças), com aplicação prevista para os dias 28 e 29 de setembro. As(os) aprovadas(os) avançarão para a terceira etapa, que engloba sindicância da vida pregressa, investigação social, exames de sanidade física e mental, além de avaliação psicotécnica. Na sequência, será feita a prova oral e, por fim, a avaliação de títulos. Os resultados serão disponibilizados no Portal da FGV.
Durante a aplicação da primeira prova, membros do TJCE e da Comissão Organizadora visitaram os locais de aplicação para acompanhar a execução das atividades. Estiveram presentes as desembargadoras Tereze Neumann Duarte Chaves e Ângela Teresa Gondim Carneiro Chaves, o desembargador José Tarcílio Souza da Silva e a juíza Roberta Ponte Marques Maia, secretária da Comissão. Também participaram os representantes do Ministério Público estadual e da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Ceará (OAB-CE), que acompanharão todas as fases do certame.
A Comissão do Concurso é presidida pelo desembargador Francisco Mauro Ferreira Liberato e supervisiona todo o certame. Também integram o grupo membros do TJCE já citados, além dos suplentes desembargador Carlos Alberto Mendes Forte e desembargadora Jane Ruth Maia de Queiroga. Fazem parte ainda o advogado Carlos Eduardo Romanholi Brasil, representante da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Ceará (OAB-CE), e o procurador de Justiça Emmanuel Roberto Girão de Castro Pinto, representante do Ministério Público do Estado (MPCE). Os servidores Marcelo Cysne Linhares de Alencar e Dayane Magalhães da Costa prestam apoio aos trabalhos.



