Conteúdo da Notícia

Tecnologia a serviço da celeridade: TJCE desenvolve robôs que auxiliam em ordens judiciais envolvendo bloqueio de ativos financeiros

Ouvir: Tecnologia a serviço da celeridade: TJCE desenvolve robôs que auxiliam em ordens judiciais envolvendo bloqueio de ativos financeiros

Com o objetivo de aprimorar a celeridade e a eficiência na tramitação dos processos judiciais, o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) desenvolveu dois robôs que vão tornar mais eficiente o trabalho das unidades judiciais e facilitar a comunicação entre Justiça e instituições financeiras. O intuito é realizar, de forma padronizada e segura, o protocolo de ordens de bloqueio de valores no Sistema de Busca de Ativos do Poder Judiciário (Sisbajud).

Na prática, as ferramentas automatizam o cadastramento de ordens de bloqueio, a inserção de recibos e movimentação processual, otimizando o fluxo de trabalho e contribuindo para a produtividade e tramitação mais célere das demandas. As automações foram programadas para atuar em competência cível, exceto na execução fiscal, que já possui uma automação específica.

Além da agilidade, os robôs asseguram uniformidade nos procedimentos e liberam as equipes para atuarem em atividades mais complexas e estratégicas, valorizando o trabalho humano e qualificando a atuação das unidades judiciais.

O desenvolvimento de robôs faz parte da estratégia de Transformação Digital do TJCE, contemplada pelo Programa de Modernização do Judiciário Cearense (Promojud), que já disponibilizou várias ferramentas para aprimorar a rotina de trabalho de magistrados(as) e servidores(as).

 

IA OU ROBÔ – ENTENDA A DIFERENÇA

 

Robôs fazem trabalhos repetitivos e pré-determinados, liberando as equipes para outras atividades que não podem ser automatizadas. Entre as vantagens estão padronização de procedimentos, celeridade, continuidade e produtividade, além do fato de se evitar falhas humanas. Já a Inteligência Artificial (IA) entra na parte cognitiva, entendendo problemas e propondo sugestões. Ou seja, diferentemente da IA, um robô jamais fará algo além daquilo que foi programado para fazer.

 

SISBAJUD

 

O Sistema de Busca de Ativos do Poder Judiciário (Sisbajud) é uma ferramenta eletrônica que interliga o Poder Judiciário às instituições financeiras, permitindo o envio de ordens judiciais de bloqueio de ativos financeiros de devedores. Ele facilita a comunicação e o cumprimento de decisões judiciais relacionadas à busca e apreensão de bens, incluindo informações cadastrais e dados protegidos por sigilo bancário.

Agenda2030 Promojud